O ano ainda não acabou e a Disney já anunciou seus novos filmes, programas e temporadas na grade de programação do Playhouse Disney Channel, Disney Channel e Disney XD para 2011. Exibidos somente em TV fechada, os canais apostam em produções locais, especialmente feitas para a América Latina, tudo em alta definição.
A maior parte das gravações, mesmo as em português, são realizadas em Buenos Aires. Porém, algumas já começam a ser gravadas no Brasil, como é o caso de “Quando Toca o Sino”. O seriado conta a história de nove amigos que sempre se encontram na hora do intervalo para discutir e enfrentar situações engraçadas. Devido à boa aceitação do público, a gravação da segunda temporada já começou. E também haverá uma versão para o restante da América Latina.
Outra série que começa no primeiro trimestre do próximo ano é “Peter Punk” que aborda o público adolescente e muita música. A série também é gravada na América Latina e promete ser o principal lançamento do início de 2011. “A série vai ao encontro do que os adolescentes gostam, que é rock”, disse Andrea Salinas, diretora de marketing da Disney Brasil. A executiva ainda ressalta a vantagem do programa ser gravado na América Latina. “Temos a mobilidade em levar talentos e bandas brasileiras para participar do programa e isso também se estende para o desenvolvimento de produtos”.
Aliás, a música tornou-se a “galinha dos ovos de ouro” para a Disney desde o lançamento da franquia “High School Musical”, em 2006. Em seguida vieram o seriado “Hannah Montana” e “Camp Rock”, filme que tem a participação do Jonas Brothers, banda que faz sucesso entre os jovens e que também tem seriado no Disney Channel, o “Jonas L.A.”.
A prova disso, segundo Andrea, foi a exibição do filme “Camp Rock 2” no feriado da Independência, que rendeu o primeiro lugar em audiência para o público adolescente em TV fechada. Isso representou um crescimento de 70% em relação à terça-feira anterior, no mesmo horário. E em relação ao segundo lugar a diferença foi de sete pontos.
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O bom desempenho do filme é resultado da campanha que foi realizada anteriormente. O Disney Channel exibiu programetes ao longo de sua programação mostrando os bastidores do filme, além de cinco videoclipes com as músicas do filme. Também houve a realização de uma promoção com a Sky, na qual a Disney enfeitou 50 estandes da operadora de televisão por assinatura em shopping centers e supermercados. “Isso é o bacana da Disney: trabalhamos com planejamento sinérgico, uma comunicação única”, comentou Andrea. Quando o filme foi lançado nos cinemas, na pré-estreia todos os adolescentes convidados já conheciam as letras das músicas porque o CD foi lançado um pouco antes do filme. A patrocinadora da marca é a Vivo.
Aliás, a empresa, segundo Maurício Krijus Jacob, diretor da Disney Media + Brasil, tem uma grande preocupação em relação à publicidade e patrocínio. “O anunciante tem que se adequar ao target, o conteúdo tem que ser para aquele público. Não adianta querer anunciar para falar com os pais. Tem que falar o target daquele programa”, explicou Jacob. Além dos novos programas em seus canais em TV fechada, a Disney segue com o contrato exclusivo com a Rede Globo para a exibição de seus desenhos animados, seriados e filmes.
O licenciamento de produtos é outro segmento em que a empresa aposta, principalmente com o desenho animado “Phineas e Ferb”, que tem alta audiência na Rede Globo. “Estamos com licenciamento de material escolar e alimentos para ‘Phineas e Forb’. E para Marvel, que adquirimos há um ano, temos um programa intenso de licenciamento”, afirmou Andrea.
Outra estratégia que a Disney usa é o cruzamento de programação entre seus canais. Filmes, seriados e programas que passam em um, também passam em outro para oferecer oportunidade diferenciada de horário para os telespectadores, além de falar com diferentes faixas etárias de crianças e adolescentes.
por Maria Fernanda Malozzi