Com os dispositivos móveis e o wi-fi, os viajantes passaram a ficar conectados à vida cotidiana, independentemente da localização ao redor do mundo. A principal mudança, no entanto, é a forma como esses dispositivos complementam a experiência física da viagem. Sendo assim, as marcas se aliam aos dados móveis para proporcionar aos viajantes as informações que eles precisam, mas com experiências dos computadores apenas replicadas para os dispositivos móveis. Pensando nisso, a Adobe listou sete estatísticas que demonstram como os dispositivos móveis têm mudado a forma como os turistas de hoje planejam e compram suas viagens.
A primeira delas afirma que, pela primeira vez em dezembro de 2015, os consumidores começaram a usar mais os dispositivos móveis para pesquisar informações sobre viagens do que em computadores. Nos 5 primeiros meses de 2016, os dispositivos móveis responderam por 52% das navegações relacionadas a viagens. A segunda diz que do total de pesquisas feitas via dispositivos móveis, 41% foram de um telefone celular e 11% a partir de um tablet. Os smartphones ultrapassaram os tablets pela primeira vez em abril de 2015.
Apesar de representar 52% da navegação, o terceiro item afirma que smartphones e tablets são apenas 21% das vendas de viagens. Além disso, a quarta estatística afirma que a conversão no computador é duas vezes maior do que dos tablets e três vezes maior do que smartphones. O quinto ponto mostra que apenas 44% dos entrevistados disseram que estão satisfeitos com os aplicativos móveis (48% para a web móvel).
A sexta estatística aponta a simplificação de tarefas é citada como o fator mais importante na experiência de viagem em dispositivos móveis (65%) e, entre os mais jovens, ter uma experiência mais personalizada foi a resposta escolhida (30% dos Millennials; 34% da Geração X). Por fim, a Adobe afirma que os entrevistados também estão abertos a novas tecnologias relacionadas a viagens, com 77% se dizendo satisfeitos com a entrada no quarto do hotel sem usar chaves.