A guerra entre Méqui e BK durante a Black Friday tem rendido ampla exposição das duas marcas na mídia. As ações de promoções com réplica e tréplica viraram memes e a briga de preços agitou as redes sociais.
No entanto, quem está ganhando mesmo – além dos clientes – é o Mercado Pago, plataforma do Mercado Livre onde são feitas as compras. Os consumidores precisam ter o aplicativo para aproveitar os descontos.
Dados do Google Trends mostram que desde o início do mês houve um crescimento significativo na busca pelo termo Mercado Pago. Na última semana, o termo teve um pico ainda maior que no restante do mês, conforme demonstra o gráfico abaixo.
Na segunda-feira (25) e nesta sexta-feira (29) foram os dias com maior pico de buscas pelo termo no buscador. E os locais que registraram maior procura por Mercado Pago foram São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás e Pernambuco.
Ainda nesta sexta, dia da Black Friday, as buscas tiveram pico próximo ao horário do almoço. Às 11h30 o Google Trends registrou alta nas procuras pelo termo Mercado Pago.
E alguns termos relacionados foram os seguintes:
O Burger King fez um tutorial no Twitter para que os consumidores possam fazer o pedido pelo aplicativo:
O Méqui também publicou um tutorial no Twitter, levando o cliente para um hotsite explicativo:
O próprio Mercado Pago divulgou as promoções das redes de fast food, mas algumas pessoas reclamaram do sistema: