A DM9DDB, em 23 anos de história, sempre teve um criativo em seu comando – desde seu início, com Nizan Guanaes, até o início de 2013, com Sergio Valente. Essa história mudou justamente quando Valente se desligou da agência para comandar a área de comunicação da Globo e dois executivos com mais de duas décadas na agência, Alcir Gomes Leite, que comandava o atendimento, e Paulo Queiroz, então VP de mídia, assumiram a copresidência.
O que mudou, na visão deles, em termos de criatividade? Nada. “Somos gestores que também entendem de criação, que é e sempre será o nosso credo. Nosso papel como líder é alinhar as pessoas”, afirma Leite.
Um exemplo deste alinhamento começa com a própria criação. Quem comanda a área é o vice-presidente Marco Versolato, cuja responsabilidade é ainda maior sem um criativo acima dele. Aliás, o time criativo da DM9 é prova de que a agência investe pesado – se Versolato está no topo da escada; logo no segundo grau, nomes como Leo Macias, André Pedroso, Fabio Brandão, Keka Morelle e outros, formam um time de quase 10 diretores de criação. Todos profissionais com passagens por grandes agências e que acumularam prêmios em suas carreiras.
E é assim que está sendo nas demais áreas. A DM9, na gestão de Leite e Queiroz, implantou um board para gerenciar o dia a dia da agência. Fazem parte deste comando, além deles e Versolato, Marcelo Passos (atendimento), Adrian Ferguson (mídia), Laura Chiavone (planejamento), Rodrigo Leoni (financeiro), Igor Puga (chief interactive officer), Maria Eduarda Lomanto (RH) e Lana Pinheiro (comunicação).
“Desde que assumimos o comando colocamos em prática algo muito importante: que é dar mais espaço para as pessoas tomarem decisões. Levamos a meritocracia a sério”, explica Queiroz. “E se existe algo em que não economizamos, independente do cenário econômico, é em nossos profissionais. Temos um custo alto, mas não é despesa, é investimento”, completa.
Prova disso são os programas de treinamento que a agência possui, como a Academia de Líderes, lançada em 2014 com o objetivo de fortalecer os líderes da agência (incluindo o “segundo degrau” de cada área e , em 2015, passará também a supervisores e gerentes) como parceiros estratégicos dos clientes; ou o 9º Semestre, que ocorreu em 2014 – no segundo semestre do ano, 25 alunos recém-formados em seis faculdades de publicidade e propaganda de São Paulo foram selecionados para aprender teoria e prática da publicidade com Versolato e os diretores de criação da DM9. Em março, uma nova turma começará. Ainda existem programas de intercâmbio (o Nines), de conhecimento (o Campus9), além de visitas guiadas à agência com estudantes da área.
Ressultados
O mais recente fruto desta filosofia da DM9 foi a conquista da conta institucional de Perdigão, em dezembro do ano passado. “A BRF entregou a marca para nós baseada no trabalho que já fazíamos para a margarina Qualy, também da companhia”, acredita Leite. Além dela, nos últimos dois anos importantes clientes chegaram à agência. Casos de Walmart, Grupo CRM (Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau), Band-Aid, Twitter, Itaú Uniclass e as contas digitais de Guaraná Antarctica (cuja conta offline também pertence à agência) e McDonald’s.
O digital, inclusive, recebeu investimentos significativos em 2014. A área foi reforçada com a chegada de Igor Puga, que desde 2007 atuava na ID – agência que fundou. “Ele tem implantado uma cultura que não existia aqui, integrando a agência inteira e ajudando a acabar com esta história de on e off line. A comunicação, hoje, é uma só”, ressalta Leite.
Exemplo é o lançamento de Guaraná Antarctica Black, no início de 2015. A primeira fase da campanha contempla apenas os canais digitais da marca. Intitulada “#SeJogaNoEscuro”, incentiva o consumidor a provar o desconhecido, o inusitado e o novo. Para isso, foi criado um filme com o atual campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, que entra no mar à noite em busca da onda perfeita. A interação com os internautas definiu o lançamento do produto, já que o consumidor precisava twittar uma frase seguida da hashtag #SeJogaNoEscuro para desvendar a marca por trás da ação.
Outro resultado, tão importante quanto a conquista de clientes ou os mais de 100 Leões conquistados pela agência no Cannes Lions – o que a torna uma das mais premiadas do mundo –, é ser apontada, pelo Grupo Consultores, como a agência número 1 em reputação global no mercado brasileiro, em pesquisa feita no ano passado com os 300 principais anunciantes do país.
Tudo isso, como diz Queiroz, dá coragem para enfrentar o tão difícil ano de 2015 profetizado pelo mercado. “Se tá difícil, vamos fazer o que em cima disso? Vamos simplesmente ajudar os clientes a terem ousadia e coragem e a investir. Eles têm que olhar para a agência e sentir confiança no que você diz. A atitude que você toma em cenários difíceis é que te leva para frente”, afirma. “Há dois anos o pessoal fala em crise. Eu apenas comemoro. Só crescemos nesse período. Que em 2015 seja igual”, brinca Leite.