O publicitário Marcelo Passos é o novo vice-presidente de atendimento da DM9DDB, conforme adiantado pelo propmark (leia mais aqui). A agência confirmou a contratação do profissional, que estava na Africa desde 2011, para assumir as funções que estavam com Mônica de Carvalho, vice-presidente de business.
Com a mudança, Mônica – responsável pelo processo de integração das áreas da agência – passa a se concentrar na área de mídia e no desenvolvimento de projetos especiais em inovação, visando, principalmente, gerar receitas com novos processos. Já Passos responderá pelo atendimento de toda a carteira de clientes da DM9, formada por cerca de 30 marcas, como Itaú, Brastemp, Consul, Intel, Mercedes-Benz Caminhões, C&A, Terra, Vivo, Kopenhagen, Cacau Brasil e Hertz Locadora.
Segundo fontes do propmark, a possível troca de Marcelo Passos da Africa para a DM9DDB seria uma estratégia de negócios do Grupo ABC, controlador de ambas as agências. O executivo, antes de entrar na Africa em 2011, trabalhou na MPM Propaganda, também do ABC, operação que é atualmente a Loducca. Seu primeiro trabalho em agência de publicidade foi na própria DM9, nos anos 90, onde entrou a convite do publicitário Alcir Gomes Leite, hoje copresidente da DM9DDB. Antes de agências, o publicitário atuou na Seagram, tendo sido responsável pela área de distribuição da vodca Absolut no Brasil.
No início de março, Marcelo Passos lançou o Grupo de Atendimento, associação na qual responde como presidente. O grupo tem o objetivo de desenvolver iniciativas de qualificação profissional da área de atendimento.
Africa
Com a saída de Passos, fica vago o cargo de diretor-geral de atendimento da Africa. Fontes do propmark, porém, indicam que Eduardo Simon, sócio e diretor de operações da Taterka, teria o substituto do executivo na agência. Simon, por sua vez, nega categoricamente a informação.