A gerente de operações da área de criação da DM9DDB Rosana Zulini tem quase 21 anos de agência que tem 21 anos de atividades. Ela é a única remanescente da fase inicial. Nicole Cassiano tem 21 anos e na semana passada tinha completado 21 dias na divisão de mídias sociais da agência. Uma representa a experiência, a solidez, a certeza. A outra o risco constante, a aposta, a busca. Mixar os dois lados “é essencial para formar cadeia que começa com reunião de dados, que se transformam em informações, que provocam conhecimento e geram sabedoria”, na expressão de Sérgio Valente, presidente da DM9DDB e que coordenou com a executiva Maristela Patti Correa e mais 10 profissionais projeto batizado de “99 novas” para celebrar os primeiros 21 anos da agência.
Valente não queria algo comum, afinal, “ter 21 anos significa poder escolher o que se quer da vida, arriscar, tomar decisões importantes, ter responsabilidade sem preocupação e ser livre sem ser independente”. Com clima de Big Brother, o projeto comemorativo envolve a contratação de jovem universitário de 21 anos que será identificado após etapas seletivas. O vencedor fará viagem “descolada” de 99 dias, com início programado para o dia 9 de janeiro de 2011, por Londres, Nova York, Paris, Barcelona, Milão, Mumbai, Bangcoc, Xangai e Tóquio, com diária curta e hotéis habitáveis, mas sem luxo e privilégios. Tem que se “virar nos 99” para abastecer um blog com curiosidades da viagem, mas nada comoditizado e acessível no Google.
A obrigação é fazer um post por dia. Valente admite que se estivesse no lugar, postaria o tempo todo fotos, mensagens e curiosidades. Cadastros são aceitos até 26 de outubro. No primeiro escrutínio, 99 candidatos passam à segunda fase. Depois, nove finalistas vão exibir talento à banca da agência. Até a última quarta-feira (29) mais de 600 interessados já tinham preenchido aplicação no site www.99novas.com.br.
“Não vale visita à Tate Modern ou à Torre Eiffel. Tem que ser inusitado, novo, muito diferente. Pode ser uma sacada de cor, sonoridade, comportamento, qualquer coisa. Queremos novas tendências, novos pensamentos, novas maneiras de ver o mundo. Tudo sob a perspectiva de quem, assim como a agência, tem 21 anos e quer construir um futuro antenado e brilhante”, disse Valente, enfatizando que o material apurado pode gerar uma pesquisa ou simplesmente descobrir que o xadrez está na moda.
Para Valente, as referências da publicidade não podem se limitar à atividade. Esse exercício de metalinguagem pode determinar inibição fatal para comerciais, anúncios, banners, promoções e comunicação direta: a idéia. Por isso não quero restringir essa ação para publicitários. Pode ser filósofo, antropólogo, historiador ou poeta. Queremos uma pessoa dinâmica, antenada e muito produtiva, mas sem a obrigação de ter que contratá-la ao final do processo”, destacou o presidente da DM9DDB.
Fontes de inspiração são bem vindas principalmente as que remetem para o universo das tendências. Dados pouco usuais, ainda não palatáveis, são suficientes para equipes inteiras viajarem na maionese. O novo, porém, não está disponível em prateleiras. É preciso garimpar, estudar, analisar. “É por isso que não rotulamos o projeto de pesquisa. Sabemos que o blog pode provocar efeito buzz, mas, por princípio, não é nisso que estamos interessados. Queremos aprender como ser relevante no futuro. Um jovem pode nos trazer esse caminho”, disse Valente, lembrando que nas primeiras discussões se pensou em levar o vencedor ao Festival de Cannes. “Não teria nada a ver. É um ambiente para iniciados. E se o cara não for publicitário?”
Além de ter 21 anos e ser universitário, o candidato a conectar a DM9DDB com um mundo ainda não descortinado, tem que ter inglês fluente. “Ninguém nasceu com tecla SAP”, finalizou Valente. Também integram a equipe Andre Pedroso, Lana Pinheiro, Bruno Tozzini, Fabio Seixas, Bruna Crepaldi, Deis Gustavo, Tania Penna, Maria Helena Adesso, Emni Ali Fakhi, Duda Lomanto e Renan Melo.
por Paulo Macedo