A DM9DDB é a Agência do Ano do Cannes Lions 2009, que termina neste sábado à noite. Ela somou um total de 40 pontos na disputa do GP concedido à agência que tem melhor pontuação nas competições de Press, Outdoor, Radio Lions e Filme. As demais competições de Cannes não servem para pontuar para o título de Agency of The Year.
Considerando as quatro competições, o critério da premiação envole shortlist e Leões. É possível totalizar um máximo de 10 pontos em posições de shortlist. Os prêmios têm a seguinte pontuação: Grand Prix vale 10 pontos, Leão de ouro vale sete, o de prata vale cinco e de bronze vale três. A DM9DDB tem 40 pontos considerando 10 de shortlist, 14 por 2 Leões de ouro em Press,10 por dois Leões de prata em Outdoor, e seis por um Leão de bronze em Press e um Leão de bronze em Filme.
É a terceira vez que a DM9 fica com o GP de Agência do Ano. Nas outras, foi em 1998 e 1999. Ela também já gnahou GP de Interactive Agency of The Year em 2005.A AlmapBBDO ficou em segundo lugar. Tem 36 pontos. São 10 de shortlist, 14 por um ouro em Press e um ouro em Filme, e 12 por quatro Leões de bronze, um em Press, um em Outdoor, um em Rádio e um em Filme. Considerando todas as competições do festival nas quais foram premiadas, a DM9DDB totaliza 53 pontos e a AlmapBBDO, 48 pontos.
por Marcello Queiroz
Confira a cobertura completa do Cannes Lions clicando aqui.