"Sombra" de banco é ícone contra o desmatamento Clicar no botão “curtir” do Facebook é simples, mas gerar atitudes e proatividade é tarefa hercúlea. Essa foi a luta da equipe do vice-presidente de criação da DM9DDB, Marcos Versolato, para criar o projeto Decor Exchange, com o intuito de mobilizar as pessoas a contribuirem com o programa de reflorestamento “Florestas do Futuro”, da ONG SOS Mata Atlântica, que reúne a sociedade civil organizada, a iniciativa privada, proprietários de terras e o poder público em uma ação participativa de restauração florestal, e que atua simultaneamente em três frentes distintas: o sequestro de carbono, a manutenção da biodiversidade e a preservação de nossos recursos hídricos.

Segundo Versolato, a agência optou por seguir um caminho diferente das campanhas tradicionais. “Procuramos envolver as pessoas e ser totalmente transparantes. Do problema nasceu a ideia de criar um produto. Um objeto bonito que representa na verdade a ausência de um móvel e, consequentemente, mais uma árvore na floresta. Nos colocamos no lugar das pessoas e pensamos no que as engajariam de verdade e as levariam a contribuir com a causa”, explica.

Da ideia nasceu o conceito “Um móvel a menos em casa. Uma árvore a mais na Mata Atlântica”, criado para estimular a venda de um objeto que representa a sombra de um móvel, ocupando o espaço de 1m². A peça de design – ou “sombra” – foi criada em três versões: uma cadeira, uma mesinha e um banco. Fabricadas em MDF (Medium Density Fiberboard), material ecologicamente correto e conhecido mundialmente, as peças são vendidas a R$ 140,00 pelo site do projeto. O dinheiro arrecadado com a venda será revertido para a plantação de mudas no programa Florestas do Futuro da SOS Mata Atlântica. O detalhe interessante é que o comprador poderá demarcar, no site, o local onde as mudas serão plantadas e compartilhar no Facebook.

O lançamento oficial do Decor Exchange aconteceu na semana passada, na HocDie Design, loja de Nelson Schiesari e Patrícia Fernandes, que cederam o espaço para uma pop up store do Decor Exchange. “Estão previstas ações nas redes sociais para divulgar o site e é possível que, no futuro, o produto seja vendido em outras lojas de design”, completa Versolato.