A Copa América, que acontece no Brasil a partir do próximo dia 14 de junho, acaba de ganhar um novo patrocinador. A Semp TCL está expandindo seus investimentos no esporte e apoiará a competição entre as principais seleções da América do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21) durante o lançamento da linha de smarTVs com inteligência artificial. Os aparelhos contam com sistema operacional Android O e assistente do Google integrados. A companhia será a TV oficial da Copa América.  

Patrícia Vital, head de marketing da Semp TCL, falou ao PROPMARK sobre as estratégias da empresa na plataforma esportiva. “O torneio é o evento esportivo mais relevante para o Brasil neste momento, então faz todo sentido estarmos presentes, dando continuidade ao nosso projeto de aproximar as paixões ligadas a tecnologia e esporte”.

Lucas Figueiredo/ CBF

O evento marcou ainda o anúncio da nova posição da companhia entre os players do segmento de TV. A Semp TCL se tornou a segunda maior fabricante global da indústria, passando o espaço ocupado pela LG. A Samsung segue na liderança. No Brasil, a empresa não dá detalhes sobre a concorrência, mas no quesito faturamento, o salto tem sido significativo. Entre 2017 e 2018, sua receita passou de R$427,8 milhões para R$774 milhões.

O esporte, inegavelmente, contribuiu com o cenário favorável. Principalmente em atributos como exposição e visibilidade de marca, a companhia vem ganhando espaço diante da série de patrocínios no futebol. Globalmente, anunciou Neymar Jr. em 2018 como seu embaixador. Somada a estratégia, anunciou também no começo deste ano patrocínio a Seleção Brasileira de Futebol.

Em meio aos debates e polêmicas envolvendo o uso do VAR ( Árbitro Assistente de Vídeo) na Copa do Brasil, em 2018, a empresa também comprou a briga e resolveu patrocinar os juízes de futebol da competição, bem como o serviço de VAR. Os monitores com os polêmicos replays são Semp TCL. Segundo Patrícia, a ideia com essa associação é mostrar como a tecnologia pode ser útil para apoiar o show do esporte.

Lucas Figueiredo/ CBF

Fazendo um balanço sobre a repercussão do patrocínio ao VAR, a executiva avalia como positiva a presença da marca nas discussões sobre o assunto. “A gente vem ganhando visibilidade, além de ter sido uma forma de estar em todas as partidas, com a marca bem posicionada. Não temos uma emoção que o patrocínio a um time de futebol traz, mas justamente por isso conseguimos agradar todo mundo”.

Quanto ao patrocínio aos juízes, o objetivo era fazer uma associação com sua autoridade em campo e a autoridade da Semp TCL no segmento de TVs. Para reforçar essa proposta, a empresa investiu em uma série de branded content em parceria com o canal Fox Sports que mostra os bastidores da vida dos juízes de futebol. A marca também inaugurou uma nova categoria do prêmio Bola de Prata, realizado pelo canal ESPN. Um reconhecimento ao melhor juiz da temporada. A iniciativa foi feita pela primeira vez em 2018 pela marca.

Divulgação

“Ganhamos visibilidade com o apoio aos juízes, porque eles dão a última palavra em campo, assim como a gente traz a tecnologia para apoiar as melhores decisões. Nossa proposta tem sido a de mostrar a vida deles de forma mais humana. É uma causa que abraçamos e temos sido bem-sucedidos”.