A marca de bebidas ‘do bem’, que pertence a Ambev, apresenta ao mercado a plataforma sustentável ‘Bagaço’. O projeto chega com o compromisso de retirar do meio ambiente 100% da quantidade de embalagens longa vida produzidas por ano, ou seja, mais 1000 toneladas de resíduos.
Segundo a companhia, uma parte das caixas retorna ao ciclo de produção da marca, em forma de caixas de papelão reciclado, e a outra será transformada em diferentes produtos que serão destinados para iniciativas do bem.
“Queremos fazer a nossa parte e ao mesmo tempo inspirar as pessoas a fazerem o mesmo. Por isso, além da retirada do meio ambiente da quantidade equivalente das nossas embalagens, vamos a partir dessa atitude fomentar a produção e a criatividade de empresas que transformam lixo em itens que podem fazer a diferença na vida das pessoas. A tecnologia e a inovação serão usadas para transformar o meio em que vivemos”, diz Tiago Schmidt, gerente de marketing de do bem.
Para dar o pontapé inicial na plataforma, cerca de oito mil embalagens se transformarão em bicicletas ecológicas que ganharão as ruas do Rio de Janeiro. Em parceria com a Muzzicycles, do bem fabricou 20 bikes, cada uma delas com cerca de 400 caixinhas, que serão doadas para as ONGs cariocas: Abraço Campeão, Rede de Desenvolvimento da Maré, Centro Comunitário Irmãos Kennedy e Sim, eu Sou do Meio.
Os consumidores também podem fazer parte do projeto descartando suas embalagens em pontos de coleta. A ação acontece em parceria com o projeto Rota da Reciclagem.