Há 20 anos, no mercado de BLT, existiam agências que atuavam somente em: ou promoção ou somente eventos ou retail ou incentivo. Com o propósito de embarcar em uma ousada missão, de transformar esse mercado de forma estratégica para os clientes, Bazinho Ferraz criou a BFerraz, a primeira full service agency. A missão foi cumprida, e a companhia fundada por Bazinho é referência há 20 anos no mercado de experience e retail. Agora, o empresário embarca em uma nova missão: a consolidação de uma rede independente de negócios de comunicação, consultoria e adtech.
Um pouco de história: entre 2006 e 2015, Bazinho se associou ao Grupo ABC, até que, com a venda do ABC para o Omnicom, Bazinho recomprou 100% de suas ações. Assim, nasceu a B&Partners CO, marketing venture que passou a acelerar o processo de expansão da BFerraz e, desde o ano passado, investe em negócios de inovação via a The B Network. “A comunicação se transformou muito rápido nos últimos anos. Saiu de um modelo com agências generalistas para um modelo muito especializado”, conta o empresário. “Construímos então um ecossistema que se afasta do modelo tradicional e se estrutura em forma de rede, com diferentes expertises, mas com algo em comum: o objetivo de projetar o pensamento de inovação para as marcas, através de especialistas dos mais diversos setores da comunicação, como retail, PR, e-commerce, programática, data, performance e UX/UI, entre outros”, completa Bazinho.
Em uma sociedade que conta com Bob Wollheim, a The B Network já formou um coletivo integrado pelo estúdio de insights EIXO; pela consultoria de dados Just A Little Data; pela creative digital New Vegas; e pela agência de performance e inovação digital ABlab And counting. Ao embarcar na criação da própria rede de negócios, Bazinho achou uma oportunidade na indústria para os cliente que buscam agências especialistas para lidar com suas diferentes necessidades de marketing. Assim, criou alguns conceitos que fazem com que a rede se diferencie e seja atrativa. O principal deles “ser uma rede de Partners independentes“, que abrigará um coletivo de empresas especializadas que, isoladas ou não, são capazes de explorar as capacidades umas das outras, mantendo sua independência.
Bferraz – Uma The (G)local Network Agency
Com o posicionamento “The Smart Agency” – rede de comunicação independente que mescla uma atuação global com o conhecimento de talentos locais, para atuar no Interactive, no Retail e no Experience, sempre orientados pela inteligência de dados –, a BFerraz transformou-se em uma agência com design organizacional ágil, transparente e flexível, que busca a efetividade criativa e, assim, está pronta para a era pós-digital.
Com organização em rede e formato colaborativo, a agência tem como alicerce a criatividade e a estratégia brasileira. Com esses ativos, está em expansão nacional e internacional. Uma (G)local Network Agency com headquarter fincado em São Paulo, que já conta com núcleos em Campinas, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do México e Miami.
Para o processo de expansão internacional e nacional, a agência criou um tool kit de metodologias ágeis (Agile), com ferramentas, tecnologia, sistemas para melhor integração e efetividade operacional e uma rede de líderes criativos, ousados e antenados formada por gente como Enricco Benneti (partner & Chief Creative & Strategy Officer), Ana Ferraz (partner & Chief Commercial Officer & BBrasil), Daniel Ottoni (head of Creative), Janaina (head of strategy), Miucha Benneti (head of production), Carolina Pellicano (partner & VP Business), Ailton Vieira (Chief Financial Officer), Pablo Fantoni (partner & General Manager México) e Laura de Arteaga (head of business Latam).“
“Levamos toda a nossa experiência e conhecimento global para cada país. Sempre trabalhamos de maneira integrada, os associamos a talentos regionais para termos conhecimento local e, assim, garantimos estratégia e efetividade”, afima Laura de Arteaga.
México
“O México é o maior mercado de eventos do mundo. O know-how da BFerraz e o conceito de UX Experience aplicado em projetos de grandes marcas tem sido um motivo de sucesso da agência nesse país nos últimos quatro anos. Realizamos campanhas como AeroCorona, para a cerveja Corona, durante a Copa do Mundo; festival Corona Sunsets; plataforma Bud Light WareHouse (onde foi gravado o clipe do Alok com Mario Bautista), entre outros, como Stella Artois, Budweiser, Mondelez, Michelob, Google e Ifood”, comenta o country manager Pablo Fantoni.
Consolidação regional (BBrasil)
“O crescimento do marketing regional foi um acelerador do nosso plano de expansão de escritórios nacionais. Com excelência criativa e estratégica aliadas ao conhecimento local de agências como a Just Live, oferecemos regionalmente, de maneira combinada ou isolada e com a mesma agilidade, preço e qualidade, nossas três frentes de negócios: Interactive, Experience e Retail Marketing”, afirma Ana Ferraz, sócia & Chief Commercial Officer, que está à frente da expansão da BBrasil.
Recentemente, a BFerraz anunciou a aquisição da agência Just Live, baseada em Campinas, como parte da estratégia de consolidação regional do BBrasil – braço de expansão regional (BSPI) da BFerraz, com sedes Norte/Nordeste, São Paulo e Interior, Sul, Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Considerada uma das mais inovadoras e bem-sucedidas agências do estado de São Paulo, com apenas três anos de mercado e comandada por Renato Naya. “O foco da Just Live está em fazer entregas regionais melhores, mais rápidas, mais competitivas, mas sempre com excelência criativa, alinhada com a visão da BFerraz”, diz Renato Naya, CEO da BSPI – Just Live.
CREATIVE INTERACTIVE, RETAIL & EXPERIENCE AGENCY DRIVEN BY DATA
A agilidade exigida pelo atendimento Smart Agency só é possível pelo modelo organizacional da BFerraz, que foge ao padrão clássico formado por departamentos e organogramas. É dividido em três verticais de negócios: Experience, Interactive & Retail.
Enricco Benneti, partner & Chief Creative & Strategy Officer, explica: “Sabemos da necessidade e da importância de uma agência que tenha a agilidade de integrar todas as frentes de atuação de uma marca. Isso faz com que a gente tenha um pensamento estratégico de comunicação, com especialistas em cada vertical de negócios”.
“O pensamento digital creative passou a ser inerente a qualquer projeto da BFerraz. Os dados são o novo petróleo. Mas não podemos deixar os dados parados. É no digital que eles são transformados em combustível, com ações que tenham potencial de gerar
impacto alto. E isso necessariamente passa por uma junção de big ideas com o craft. Boas ideias que vão para a frente com o que chamamos de over delivery, uma execução primorosa”, diz Daniel Ottoni, Head of Creative.
Experience: O UX EXPERIENCE
”Como a BFerraz já é referência em Experience, o nosso grande desafio é nos reinventarmos o tempo todo. O primeiro passo: entendemos qual é a sensação que devemos despertar no público; esse é o principal foco! A partir daí, criamos UX (User Experience) com emotion design, com metodologias criativas que estimulam as emoções e, ao mesmo tempo, respeitam os usuários. Além disso,
possuímos em nossos projetos uma visão data experience: usamos as experiências como gate para captação de dados em real time. Esta é a nossa fórmula para entregar a melhor experiência para os nossos parceiros”, afirma Carol Pelicano,
UMA VISÃO OMMNICHANEL E O DATA RETAIL
“Um dos diferenciais da BFerraz é o de ter uma visão omminichannel, on e off, das marcas. Depois de uma profunda análise de canais de compra, público técnico e comportamento do shopper, com uma visão data driven, desenhamos uma estratégia completa. Com isso, conseguimos ressignificar o produto dentro do varejo, tendo o consumidor como centro da comunicação, com uma única voz: desde o PDV até o market place da marca. O objetivo é promover uma transformação por meio de inovação, design, tecnologia e dados”, afirma Lucimari Nakamura, Head of Retail.
O modelo organizacional – BEvolution
“Desde 1999, ano em que nascemos, estamos em constante mudanças na nossa forma de atuar. Isso engloba ferramentas, fórmulas, meios, tecnologia, pessoas e estrutura. E, 20 anos depois, continuamos nos transformando. Os clientes exigem mais eficiência, e conseguimos oferecer isso com uma agência única, integrada e regional. Carregamos todos estes elementos apoiados no pensamento driven by data”, explica Bazinho Ferraz. “Temos na cabeça um objetivo bem definido: ser uma agência criativa, eficiente e ágil, adequada aos novos tempos da comunicação”, afirma Enricco Benetti.
O novo modelo organizacional da agência está dividido em duas partes: estrutural (com formato de tribos, squads e hubs, o que gera mais eficiência e agilidade); e funcional (tem como base a BEvolution, metodologia própria criada a partir de uma combinação de ferramentas ágeis, a BAgile, catalogação de produtos e métricas). É uma estrutura original, criativa.
Em detalhes: cada produto oferecido tem uma média de tempo de execução e de tamanho predeterminados, seja uma entrega de SEO ou uma campanha para PDV, por exemplo, que programam o WIP limit de cada tribo. As diferentes demandas dos clientes entram em uma espécie de funil e são entregues às tribos (antigas áreas de planejamento, criação e atendimento unidas em squads), que trabalham integradas a hubs especializados para atendê-las.
Tudo Isso possibilita a existência de células independentes dentro da própria organização. E faz também com que os atuais Product Owners garantam a qualidade da entrega do início ao fim, mantendo dashboards com informações de eficiência tanto internamente como para os clientes. Estes acompanham o produto na agência e até o comparativo de horas contratadas e realizadas, com a maior transparência possível.
Com essa mentalidade, conclui Bazinho, nasceu uma nova cultura operacional, que tornou o ambiente de trabalho mais rápido e muito mais eficaz, com menos burocracia e uma maior capacidade para mudar plano, sempre com agilidade, atribuindo prioridades e mantendo a equipe mais próxima e motivada.
O sócio e CCO Enricco Benneti ressalta que “apesar de termos nascido de uma disciplina específica, que é o live marketing ou marketing de experiência, conseguimos, com os projetos construídos e as marcas atendidas ao longo desses 20 anos, nos consolidarmos como uma das 20 principais agências de comunicação do país. E acho que nossa grande diferença é que saímos de dentro de uma caixa (sermos uma agência de live marketing), entendemos que, com os projetos e a estratégia criativa que desenvolvemos, somos capazes de trabalhar o universo da comunicação em forma ampliada. Esse, para mim, é o principal aspecto e o fator competitivo da nossa rede no mercado”.
Essa visão multidisciplinar, continua Enricco, foi batizada de Modelo BAgile, que tem como base o pensamento data driven, no qual é necessário ver o cliente nas três verticais, “no qual o negócio dele está destinado a ser ou uma ponta da operação ou precisar das três. Pode ser uma conta de Retail, ou focada só em Experience, ou que exige mais marketing digital, social, influenciador, a parte mais de mídia, performance, filme e assim adiante.”
Ao mesmo tempo em que a BFerraz tem se transformado e se consolidado, o Marketing Venture realiza investimento com rapidez em negócios de comunicação, Adtechs & Consultoria, por meio da The B Network – a rede de negócios em inovação, em
first party data, programática, consulting, data, creative digital, insights, UX UI, mobile, influencers e branded content.
Em um ano e meio de atuação, a rede já possui quatro empresas (o estúdio de insights EIXO; a consultoria de dados Just A Little Data; a creative digital New Vegas, e a agência de performance e inovação digital ABlab) e faz um mapeamento constante de novas ideias e oportunidades.
A EIXO é uma consultoria que observa cria ações de acordo com as mudanças pós-digitais que impactam as marcas.
Assim, traduz essas informações em insights que orientam estratégias. Através de investigações de cenas, pessoas e
culturas, a empresa antecipa comportamentos, transformando nichos em oportunidades de negócio.
Além de pesquisas comportamentais, a EIXO atua em dois outros pilares – processos de imersão para cocriação, que incluem sprints e novas metodologias ágeis; e a criação de formatos autênticos para a entrega de informação, desenvolvendo conteúdo adaptado para as necessidades atuais das marcas e de suas audiências.
Ao unir ferramentas tecnológicas para a leitura de informações ao olhar humano e antropológico, a empresa decodifica as razões que movem os comportamentos das pessoas, descobre novos territórios e seus códigos, faz o diagnóstico e repensa o posicionamento das marcas.
A Just A Little Data é uma consultoria de dados focada em transformar informações em negócios por meio da cultura data driven. Atualmente a maioria das empresas possui essas iniciativas internamente, mas a ideia da Just é acelerar esse processo, através de metodologias ágeis desenvolvidas especialmente para o
mundo de dados. Um dos principais produtos da Just é o Data Sprint, formatado de acordo com a necessidade de negócio do cliente.
Ele é desenvolvido para otimização de investimento em mídias, desenvolvimento de modelagens estatísticas, implementação de mesas de performance/war rooms, desenvolvimento de processos para coleta e tratamento de dados 1st party data, atuação de estudos e modelagens com dados gerados a partir do ponto de vendas (através de wi-fi e câmeras de segurança, por exemplo),
entre outros serviços. A consultoria já possui projetos implementados em grandes empresas dentro e fora do Brasil, como
Ambev, Grupo Modelo, Lojas Marisa e Mercedes-benz Caminhões.
A ABlab é uma Business Driven Agency: uma agência especializada em gerar negócios, independentemente do canal. O foco no omnichannel e a multidisciplinaridade do time permitem que a empresa tenha uma compreensão holística dos desafios que se apresentam. Para encontrar soluções igualmente abrangentes e integradas, a ABlab utiliza os três pilares do seu DNA: inovação, tecnologia e dados. Essa tríade permite que sejam feitas tomadas de decisões rápidas, embasadas em fatos e com alto impacto.
A New Vegas é uma creative digital agency focada nas pessoas, composta de corpos e mentes inquietas, fluidas e obstinadas por resultados, orientadas por aprendizado, acolhimento e propósito. Onde muitos veem problemas, esta equipe enxerga desafios –acredita que as grandes ideias podem surgir em qualquer lugar.
Entre as centenas de projetos desenvolvidos, em mais de oito anos de atuação, estão campanha integradas, projetos de branded content, treinamentos in company, sprints, workshops, hackathons, filmes para a TV, serviço de atendimento ao cliente, social Ads, podcasts, parcerias editoriais com veículos tradicionais e influenciadores digitais, PR stunts, pesquisas de tendência, curadoria de eventos, BOTs, aplicativos, gestão de crises, campanhas em tempo real, user generated content e equipes dedicadas alocadas nos clientes.
Numa sociedade em que diversidade e possibilidade são direcionais, o desafio de ser uma agência diferente supera o de ser a melhor agência. O propósito da New Vegas é reimaginar o mercado de comunicação a partir de uma perspectiva de prosperidade plena para todos e que as relações com os funcionários sejam de respeito e não de exaustão. Que as relações com os clientes sejam de crescimento e não de insatisfação. Que as relações com a sociedade sejam de transformação e não de apropriação.
Cases:
Mercedes Benz – Basement
Para lançar o novo Mercedes Classe A na Argentina, influenciadores criaram uma festa que mostrou como o clássico pode se transformar em novo e o que você mais quer pode se torna possível. Toda a festa foi apoiada no principal feature do novo Classe A, o controle por voz, e por isso trouxemos o conceito: Drive the night. Para isso, eles convidaram o seu público e a mídia especializada sem revelar a principal transformação que aconteceria naquela noite: a chegada do novo Mercedes Classe A.
AeroCorona
Para resgatar a paixão dos torcedores mexicanos pela Seleção criamos AeroCorona, uma cia aérea exclusiva para levar os mexicanos mais fanáticos para torcer no mundial da Rússia. Para materializar esse conceito construímos o Hangar AeroCorona, um espaço proprietário 100% dedicado ao futebol para se tornar a melhor experiência pré-mundial para os torcedores.
Durante 4 finais de semana mais de 12 mil pessoas embarcaram nessa experiência onde puderam curtir uma imersão futebolística, com shows, performances de freestyle, presença de ex-jogadores, e ainda testar as próprias habilidades para garantir um lugar no voo com destino à Copa do Mundo na Rússia.
Colgate – Sorrir Faz Sorrir
No Brasil, 20 milhões de pessoas não têm acesso a dentistas nem a cuidados dentários. Infelizmente, esse problema é responsável por diminuir a qualidade de vida das pessoas, o que acaba refletindo no baixo IDH de muitas cidades.Criamos um movimento nacional em que o consumidor comprava três produtos Colgate e um produto semelhante era doado para uma pessoa em uma das 5 cidades com os menores IDH do Brasil. Para completar a ação também, foram enviados mutirões de tratamento em parceria com a ONG Amigo da Vez.
Colgate bateu todos os recordes de vendas no período, com um crescimento de mais de 22%. Sorrir Faz Sorrir se tornou uma plataforma da Colgate e o projeto reposicionou a marca entre as 10 mais influentes do Brasil em 2019, segundo o IPSOS, à frente de suas concorrentes.
The Opening
Brastemp revela processo criativo de chefs renomados em nova websérie e promove experiências exclusivas ao público
Com jantares especiais em seu espaço conceito, a marca apresenta os novos momentos de carreira de Rodrigo Oliveira, Bel Coelho e Rodolfo De Santis em conteúdo gastronômico no digital
Com o objetivo de sempre se reinventar e de apresentar um conteúdo original voltado ao território da gastronomia, no qual é pioneira, a Brastemp reuniu em um projeto três grandes chefs do cenário nacional. Um dos resultados dessa parceria é a websérie
The Opening, que explora em três episódios o processo criativo de Bel Coelho, Rodolfo De Santis e Rodrigo Oliveira.
Johnnie Walker e Tanqueray no Lolla
Juntamos as marcas pela primeira vez na história do Lolla. O resultado: elas deram um show. Este é o primeiro ano que foram servidos destilados na pista do Lolla. Foram mais de 6.800 drinks servidos, mais de 17.500 tatuagens de adesivo e mais de 12.000 posters.