Clara Rockmore, Daphne Oram, Bebe Barron, Pauline Oliveros, Delia Derbyshire, Maryanne Amacher, Eliane Radigue, Suzanne Ciani e Laurie Spiegel são as pioneiras da música eletrônica retratadas no documentário “Sisters with Transistors”, que faz parte do programa “Rhyme & Rhythm” do festival internacional de documentários Sheffield Doc Fest, realizado na Inglaterra.
Exibido no dia 31 de outubro, o filme narrado por Laurie Anderson e dirigido por Lisa Rovner dá voz ao trabalho anônimo das mulheres que construíram a história da música eletrônica, provocando o debate sobre a contribuição feminina na evolução do mercado atual.
A produção mostra o papel fundamental das mulheres na montagem de dispositivos e técnicas que estabeleceram a maneira como o som seria apresentado.
“Nós, mulheres, éramos especialmente atraídas pela música eletrônica quando a possibilidade de uma mulher compor já era controversa. A eletrônica nos permite fazer música que pode ser ouvida por outras pessoas sem ter que ser levada a sério pelo sistema dominado pelos homens”, diz Laurie Spiegel, fundadora da Music Mouse, especializada em software musical.
A estreia em Londres contará ainda com uma sessão de perguntas e respostas com a direção do filme, além de uma performance em fita analógica ao vivo feita pela produtora italiana Marta Salogni.