Depois de passar meses sem fazer campanha de mídia durante a crise hídrica, a Sabesp voltou a investir em publicidade neste mês de agosto. O detalhe é que o comercial, criado pela agência Lew’Lara/TBWA e previsto para ficar no ar até o fim do mês, afirma que está “vencendo a maior crise hídrica dos últimos 85 anos” ao mesmo tempo em que o governo de Geraldo Alckmin publica um documento reconhecendo a gravidade da situação após longa pressão de promotores e entidades civis.
Assinado pelo superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), Ricardo Borsari, o documento foi publicado na última terça-feira (18) em portaria do Diário Oficial. No texto, ele admite que existe uma “situação de criticidade hídrica da bacia hidrográfica do Alto Tiête” e diz que ações de caráter especial deverão ser adotadas visando assegurar a disponibilidade hídrica de modo seguro e eficiente”.
Responsável pelo atendimento de 4,5 milhões de pessoas, o Sistema Alto Tietê atravessa o mês mais seco da história com 15,6% de sua capacidade. No ano passado, o manancial chegou a ficar apenas com 4% até o início da temporada de chuvas em dezembro.
Procurado pelo propmark, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) disse que, até o momento, não há nenhum processo em aberto para avaliar o comercial da Sabesp que, além de transmitir uma impressão otimista sobre a crise, explora quase 40 segundos do filme de um minuto para divulgar a construção de obras do governo.
Assista ao filme da Sabesp: https://www.youtube.com/embed/euNx_ZPY-1s