Reprodução

Accessibility Mat, da GTB Brasil para a Ford, e History Blocks, da Africa para a Unesco, conquistaram os dois Leões de Bronze brasileiros em Design. Os dois trabalhos estavam entre os 13 finalistas  deste ano em que, segundo presidente do júri, Richard Ting,  EVP Global Chief Experience Officer + US Chief Creative Officer da R/GA, a grande maioria dos trabalhos buscou causar um impacto positivo no mundo. 

Veja os premiados:

O Grand Prix em Design é o projeto Creatability, do Google Greative Lab NY para o Google, uma plataforma opensource e colaborativa para a criação de soluções com inteligência artificial que permitam que pessoas com limitações físicas possam usar as ferramentas criativas do Google. 

Segundo Richard, este ano houve uma profusão de inscrições voltadas para acessibilidade (como o Grand Prix e o projeto Acessibility Mat), controle de armas, saúde mental. Chamou a atenção, por exemplo, o projeto Insta Novels, da Mother NY para a The New York Public Library, que propõe novas maneiras de ler os clássicos da literatura. 

Richard conta que os critérios do júri para eleger os Leões este ano foram conceito forte, inovação, craft e impacto. 

Karen disse que o júri contou com mais mulheres que homens e, nos trabalhos inscritos, a predominância das grandes agências. Ela disse ter sido responsável por resgatar para a discussão em torno de Leões algumas peças que não haviam ficado de fora da disputa final, inclusive de outros países, e que muito embora não tivessem chance de chegar a Prata ou Ouro, mereciam ser revistos pela sua capacidade de transformação. Alguns exemplos foram The Bridal Uniform (BBDO do Paquistão para UN Women), que ajudou a mudar a lei na Índia que permitia o casamento de crianças de 6 anos, ou Sans Forgetica, uma fonte criada para ajudar pessoas com Alzheimer a memorizarem melhor certas informações (da Naked australiana para RMIT University). 

“Os dois trabalhos brasileiros conversam bastante com o Grand Prix. O da Ford, se for produzido em escala, resolve um grande problema de acessibilidade. E é uma peça simples de design. Já History Blocks traz uma questão global, que é a educação e a necessidade de se preservar e conhecer a história”, disse Karen. 

O trabalho Outlaw Bike, da Talent Marcel para Rocky Mountain Sports Content, chegou a ser discutido para Leão mas, segundo Karen, acabou perdendo para alguns concorrentes considerados mais inovadores. 

“Há questões culturais que ocorrem, como por exemplo o fato de um trabalho considerado novo no Brasil  ser antigo no Japão. Isso dificulta. Mas de uma maneira geral os recursos e a tecnologia tiveram menos peso, o que contou foi a experiência, a emoção, e o impacto no mundo”, concluiu a jurada.