Flávia Molina, CMO da Domino’s Pizza Brasil: “O principal ingrediente para 2021 é a tecnologia” (Divulgação)

A Domino’s Pizza Brasil acaba de lançar uma função no qual o consumidor pode usar um emoji para pedir as suas pizzas. A marca investe em novas soluções e tecnologias aplicadas ao marketing para melhorar a experiência dos clientes. Em entrevista especialmente concedida ao PROPMARK, a CMO Flávia Molina detalha a estratégia da rede, que possui 308 lojas no mercado brasileiro de food service. A previsão é abrir 50 unidades em todo o país e destinar um aporte de R$ 5 milhões em tecnologia e inovação em 2021.

Qual é o investimento da marca em tecnologia neste ano?
Para 2021, os investimentos iniciais em tecnologia e inovação são de R$ 5 milhões, número que pode aumentar até o fim do ano, de acordo com as oportunidades do mercado. O foco dos investimentos está na plataforma de delivery, que transforma a experiência do consumidor.

Qual é a representatividade das vendas pela internet para o negócio? Em quais apps a marca está presente? Tem e-commerce próprio?
São significativas. Só em 2020 tivemos aumento de 68% de receita digital. O nosso cliente pode realizar os seus pedidos por meio do site e app próprios, pelo telefone, pela nossa central de atendimentos e pelos canais alternativos como WhatsApp e Google Alexa. Nesses espaços, eles encontram promoções especiais. É possível pedir Domino’s também pelos agregadores, mas até nesses canais a entrega é feita pelos nossos especialistas. Não abrimos mão de fazer todas as nossas entregas para garantirmos um alto padrão de qualidade.

Como surgiu a ideia de criar uma função para que o consumidor use emoji para pedir pizza? Como funciona?
Somos pioneiros em iniciativas que empregam tecnologia ao delivery e ao marketing, esse lugar de vanguarda é muito importante para a companhia, por isso, estamos sempre em busca de mais inovação para oferecer ao nosso consumidor uma experiência cada vez mais interessante. É só o consumidor adicionar o número do Whatsapp do Dom, assistente virtual da Domino’s Pizza, que é (21) 97301-5191, e enviar um emoji de pizza. Na sequência, já recebe a opção de pedir a pizza grande de calabresa com 50% de desconto, a oferta especial é para o período de lançamento.

Desde quando começou e qual é a expectativa de resultados?
Começamos na segunda quinzena de abril e esperamos uma ótima aceitação do público, principalmente por estarmos oferecendo um sistema simples, dinâmico e intuitivo. Com o boost da promoção, esperamos aumentar o engajamento, o que já vem acontecendo, e trazer o público para o ambiente digital.

Quais são as outras iniciativas da rede em tecnologia?
Em janeiro, por exemplo, fomos a primeira rede de food service nacional a oferecer pedidos por voz. Ainda nesse ano, vamos trazer novas ferramentas para a nossa plataforma de delivery. O objetivo é que as nossas pizzas estejam para o consumidor a poucos cliques de distância, no maior número possível de canais. O nosso principal ingrediente para 2021 é a tecnologia.

Como essas novas soluções podem melhorar a experiência dos clientes?
Hoje, o consumidor está em busca de experiências diferentes, mais interessantes e com atendimento customizado. Já tínhamos o delivery consolidado com entregas feitas em até 30 minutos e embalagens patenteadas especiais, que mantêm a pizza bem quente e sem grudar na caixa, por exemplo. Agora, estamos elevando o delivery a outro nível de interação com UX totalmente baseado em tecnologia. Além de gerar curiosidade e interesse do ponto de vista de inovação, as novas formas de pedir pizza vão se tornando cada vez mais simples, fáceis, na palma da mão, o que estimula o cliente a nos escolher.

O que muda no engajamento com a marca?
Acredito que todas as iniciativas de inovação que temos apresentado ao consumidor criam uma aproximação e nos colocam em um lugar de destaque. Exploramos essas ferramentas nas redes sociais com uma linguagem fluida, com muitas brincadeiras, enquetes, memes e a resposta tem sido muito positiva.