Criador do Distinguished Gentleman’s Ride, o australiano Mark Hawwa teve a ideia quando viu que cerca de 500 mil motociclistas tinham câncer de próstata no mundo, segundo dados da Fundação do Câncer de Próstata do seu país. Mas ele não queria usar o tom funesto no projeto que visa a arrecadar donativos para associações que combatem o problema. A sua inspiração para um passeio motociclístico com pessoas vestidas com trajes de gala surgiu quando ele viu o ator Jon Hamm como o impagável Don Draper da série Mad Men impecavelmente vestido e  pilotando um estiloso modelo vintage.

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O fundamento elegante da ação era para desmitificar estereótipos relacionados a homens que andam de moto. Este ano o DGR será realizado no dia 25 de setembro em  500 cidades de 90 países. No Brasil, estão escaladas 10 cidades, entre as quais Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Londrina. Não é exclusivo para proprietários da marca Triumph, que patrocina o projeto liderado por Hawwa.

No ano passado, 37 mil homens e mulheres participaram pilotando suas motocicletas café racers (modalidade para competições de curtos percursos), bobbers (customização com inspiração militar), scramblers  (para trilhas e enduros) e outros modelos clássicos, conseguindo arrecadar US$ 2,3 milhões. A expectativa é que este ano sejam  contabilizados US$ 5 milhões para a ONG Movember Foundation, para serem investidos em programas globais de pesquisa do câncer de próstata e prevenção ao suicídio.

“Nós estamos entusiasmados com os resultados obtidos nos últimos quatro anos. É fantástico ver tantos países e culturas diferentes unidos para oferecer o apoio necessário para os programas de pesquisa de câncer de próstata e prevenção ao suicídio. Juntamente com a sinergia e o genuíno suporte de marcas de classe mundial, como a Triumph Motorcycles, e com organizações apaixonadas, como a Movember, juntos podemos fazer o que estiver ao nosso alcance para apoiar a causa e cobrir o planeta com damas e cavalheiros incrivelmente bem-vestidos”