Entre os próximos dias 23 e 28 de novembro, acontece a segunda edição da Donation Week, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de novembro). Nesta semana, é servido o tradicional lanchinho após as doações em seis postos da Fundação Pró-Sangue, que é acrescido por receitas exclusivas assinadas por grandes chefs da gastronomia brasileira. A Donation Week foi idealizada pela Publicis Brasil, agência parceira da instituição há 16 anos.
Serão ao todo 3 mil lanches fornecidos voluntariamente pelos chefs. Na segunda-feira, quem assume as panelas é Carlos Bertolazzi do Zena Caffé; a terça é de William Ribeiro do Bossa; no dia seguinte tem Leo Botto. Na quinta, é a vez de Renata Vanzetto do Marakuthai e do Ema; e na sexta, de Julio Raw da Z Deli Sanduíches. A semana fecha no sábado com Benny Novak do Ici Bistrô. A programação completa da Donation Week está disponível no site www.prosangue.sp.gov.br e contempla cada dia um posto de doação: Clínicas, Barueri, Osasco, Mandaqui, Dante e Pedreira.
Entre os sanduíches que serão servidos está o de pão australiano integral, creme de queijo com limão siciliano, alho-poró e peito de peru assinado pela Renata Vanzetto. Já William Ribeiro vai de sanduíche de carne louca finalizado com cebola roxa, cheiro verde e azeite, e Leo Botto aposta em um de creme de ovos orgânicos – com ovo, manteiga, sal, queijo meia cura, picles de rabanete, rúcula orgânica e crocante de bacon. Carlos Bertolazzi criou o Bertz Cheesesteak, com carne em cubos, creme de cheddar e cebola caramelizada. O sanduíche de Benny Novak leva roast beef, tomates assados e molho de mostarda com mel e o de Julio Raw, bisnaga artesanal, roast beef, picles e mostarda.
Segundo informações, são coletadas no Brasil cerca de 3,7 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores de sangue no país. O número ainda é pequeno, quando comparado aos padrões dos EUA e da Europa, cujos índices estão entre 5% e 7%.