Beatriz e Daniela mostram versão digital da revista Gabriel

 

Com o lançamento da “Revista de Trancoso” no próximo mês de dezembro, a Doria Editora, empresa criada em 2001 e que faz parte do Grupo Doria, fecha o ano de 2012 com quatro novas publicações em seu portfólio — o que irá resultar em um crescimento comercial de 6% no ano de 2012, segundo Beatriz Cruz, diretora de publicidade da editora. “A revista, que leva o nome do badalado balneário do sul da Bahia, irá justamente focar o estilo de vida das pessoas que o frequentam e mostrar suas principais atrações. É uma nova oportunidade comercial, inclusive para os anunciantes locais”, ressalta Beatriz.

Além do novo título, este ano também foram lançados “Lide saúde e bem estar”, que apresenta o panorama da saúde no Brasil e promove conceitos de bem-estar e qualidade de vida; “Lide agronegócios”, que aborda a importância do segmento e suas oportunidades de crescimento no país; e “Caviar”, cujo objetivo é retratar o universo de alto luxo nacional, com temas como gastronomia, estilo de vida, viagens, joias ,tendências e objetos de desejo. As quatro publicações estão inseridas dentro do contexto de negócios da editora que faz parte do grupo liderado pelo empresário João Doria Jr, o único do país a atuar no segmento de “one shot magazines” (periódicos anuais), somente com títulos próprios.

Capa da primeira edição da Revista de TrancosoNo total, com o lançamento de Trancoso, são 14 títulos anuais e outras cinco bimestrais – estas sob o título “Lide”, distribuídas principalmente aos membros do Grupo de Líderes Empresarias durante seus diversos encontros no ano. Completam o rol de revistas one shot magazines da Doria Editora a “Revista Empresarial”, que trata da relação entre sucesso profissional e familiar dos principais empresários do país; “Fórum de Sustentabilidade”, com temas pertinentes à economia verde e ao desenvolvimento sustentável”; “Fórum & Negócios”, voltada para ceos de grandes corporações; “Marketing Empresarial”, destinada aos profissionais de propaganda e marketing e distribuída durante o Fórum de Marketing Empresarial, que o Grupo Doria promove em parceria com a Editora Referência, anualmente, no Guarujá; “Meeting & Negócios”, sobre a relação bilateral entre o Brasil e países estratégicos; “Líderes Empreendedores”, abordando o universo do empreendedorismo; “Líderes do Brasil”, com os principais setores públicos e privados do país e seus dirigentes; e, assim como “Caviar”, mais três títulos de life style: “Gabriel”, de decoração e arquitetura, “Oscar”, destinada ao público da região dos Jardins, em São Paulo, e “Arena Campos do Jordão”, a primeira revista do grupo (indo para a 13ª edição) e que é distribuída durante a temporada de inverno da cidade paulista.

Anunciantes seletos

Para Beatriz, as publicações do grupo são muito aguardadas pelos anunciantes durante o ano e, por isso, se sobressaem mesmo em anos como este, onde a crise fez efeito no mercado editorial. “A revista ‘Fórum & Negócios’, um produto que já é consolidado e circula no nosso maior encontro do ano — o Fórum de Comandatuba —, bateu esse ano seu recorde de páginas e anunciantes”, afirma. O que atrai os anunciantes também é o público-alvo dos títulos da editora, a maioria situada no topo da pirâmide social, e o próprio conteúdo editorial. “Mesmo as nossas revistas de negócios abordam também um pouco de life style, deixando-as mais leves e trazendo um conteúdo de interesse de seus leitores”, diz a diretora editorial da Doria Editora, Daniela Filomeno.

E o sucesso comercial das revistas, principalmente as que abordam negócios, não depende diretamente dos encontros onde são distribuídas. “Os departamentos comerciais são diferentes. O fato de um anunciante ser o patrocinador de um de nossos encontros não quer dizer que ele terá um anúncio na revista que será distribuída no evento”, explica Beatriz.

Digital

Outra medida recente da editora foi o lançamento de seu conteúdo para tabletes — iPad e Android. Todas as revistas da Doria Editora podem ser baixadas em sua íntegra, gratuitamente. “Eu acho que o brasileiro ainda não está preparado para pagar por conteúdo editorial digital. Por isso a decisão de abrir nossas revistas sem cobrar valor algum aos leitores”, afirma Daniela. “O que pretendemos para rentabilizar o digital, futuramente, é criar formatos comerciais exclusivos para essa mídia”, completa Beatriz.

Para o ano de 2013, ainda há a previsão do lançamento de mais um título: a “Lide Varejo”, publicação também anual e que será distribuída em primeira mão durante o Fórum Nacional de Varejo, encontro do Grupo Doria, cuja primeira edição está agendada para o primeiro trimestre do próximo ano.