Water Friends – não se trata de uma marca uma empresa pública, privada ou uma ONG. Mas sim uma ação global espontânea entre amigos, cujo objetivo é apenas um lucro: que o planeta tenha água para todos. E para sensibilizar autoridades, veículos de comunicação e cidadãos em geral, a Doro, agência do publicitário Wanderley Dóro, resolveu elaborar um trabalho com o propósito de alertar o Brasil e o mundo para este problema.
No filme, um cara, todo descompromissado, usa e abusa da água desperdiçada enquanto lava seu Dodgão – uma relíquia, é verdade, mas uma “barca” que demanda muitos litros. Ele inclusive se dá ao luxo de falar no celular enquanto a mangueira continua aberta, até que ela seque. Ao tentar ver porque a água acabou, ele é “ameaçado pela mangueira”, que toma vida, e acaba, ao final, enrolado pela mangueira em cima do capô do carro. Com direito a alguns “tapas na cara”. E a chamada para o site www.waterfirens.land
Dóro assina a criação e direção de criação da peça, que tem produção da Trator Filmes e direção de cena de Alex Miranda. Trilha da Lucha Libre. Anúncios e banners nas redes sociais completam o trabalho. As peças impressas trazem um copo d’água, às vezes pela metade, outras vazios, com títulos como “Provoque tempestades em cops de água”, ou “Meio copo vazio ou meio copo muito vazio?”.
No Brasil, por exemplo, a falta de água tem dois culpados: a falta de chuva e o pouco investimento em tecnologia por parte do poder público onde é necessário. Porém, são poucos que culpam outros que têm uma grande parcela de culpa: os cidadãos. Só em São Paulo, 25% da água tratada diariamente é desperdiçada. Uma prática que também acontece em todo o país, e não só nas grandes cidades.