Na brincadeira, personagens originais são adequados à 'realidade' do Rio

 

Um dos cases mais premiados historicamente no Cannes Lions, que conquistou nada menos que cinco Grands Prix na edição de 2013 do festival – realizada entre 16 e 22 de junho, na Riviera Francesa –, ganhou uma paródia brasileira. “Dumb ways to die” foi elaborado pela McCann Melbourne para a rede de metrôs da cidade australiana, tendo como meta conscientizar os usuários do transporte quanto aos riscos de uma “morte estúpida” diante dos trens. Já a brincadeira nacional utiliza a mesma linguagem de animação e trilha do case original, mas com adaptação de imagens e letra – cantada em inglês e legendada em português – indicando os “riscos” vividos no Rio de Janeiro.

O trabalho foi intitulado “Dumb ways to die in Rio” e idealizado pelos redatores Daniel Thomer e Thiago Morales, e pelos diretores de arte Marcos Siqueira e Renan Rivero, todos criativos da carioca Script – porém com criação independente. Para dar um tom mais profissional à brincadeira, eles recorreram à carioca Silence, responsável pela produção da adaptação, em trabalho de Daniel Lopes, Dudu Lopes, Mario Gennari e voz de Luiza Souto. Curiosamente – e claramente sem qualquer ligação com o cliente ou com participação da agência –, a Script atende a conta do Metrô do Rio de Janeiro.