Lançado há apenas nove semanas com o impacto de ser o primeiro jornal impresso diário criado na Inglaterra depois de 30 anos, o New Day já vai fechar as portas.
Publicado pelo grupo Trinity Mirror, dono de publicações como o Daily Mirror, The Chronicle e Weekly News, o New Day tinha a esperança de circular com aproximadamente 200 mil exemplares. No entanto, as vendas que ficaram perto de 40 mil cópias por dia decepcionaram os investidores.
“Embora o New Day tenha recebido muitas avaliações positivas e construído uma forte base de seguidores no Facebook, a circulação está abaixo das expectativas”, comunicou o Trinity Mirror, que classificou o fato como “desapontador”.
Durante a curta existência do jornal, especialistas da mídia britânica criticaram a proposta do projeto de não conter opiniões e nem mesmo colunistas, focando 100% do conteúdo em notícias.
Outra estratégia criticada foi a de distribuir a publicação gratuitamente apenas no primeiro dia de circulação e depois aumentar o preço nas duas primeiras semanas de 25 centavos de libras para 50 centavos, mesmo preço dos principais concorrentes pagos. Isso fez o novo jornal deixar de ser uma opção entre diários gratuitos como o Metro, por exemplo, e os rivais de preços populares.
Além disso, apesar de ter se promovido massivamente nas redes sociais, o New Day não incluiu a criação de um site.
O fechamento do jornal está programado para acontecer nesta sexta (6).