“Design em tudo, para todos, em todos os lugares” é o tema do DW! Design Weekend deste ano. Realizado de 12 a 16 de agosto, as atrações estão espalhadas por diversos pontos de São Paulo com eventos independentes, simultâneos e integrados, como palestras educacionais, feiras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, entre outros. O DW! é idealizado pelo empresário Lauro Andrade e curadoria do jornalista Pedro Ariel. O objetivo é promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios, moda, gastronomia e inovação tecnológica.

Nesta quarta edição, a programação está dividida entre a Vila Madalena, Paulista e Jardins, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, o Jockey Club e os shoppings de decoração da cidade. Ariel explica que a intenção é que o DW! atraia os interessados por design, além de turistas, empresários e pessoas que trabalham com esse universo. “Vários pesquisadores vêm ao Brasil para conhecer e se inspirar no que é produzido aqui, em diversas áreas. O DW! é um bom momento para estar em contato com estes polos criativos, novos produtores e novos produtos que estão reunidos em um único festival, e que este ano abre novos hubs em novos bairros”, afirma o jornalista.

O evento reúne mais de cem atrações e tem realização da Summit Promo e Abril, curadoria da Casa Claudia e patrocínio da Gafisa. Entre algumas das novidades está o primeiro Arte Design Village, QG do evento e que ocupa o Jockey Club de São Paulo. Organizado pela mostra Casa Cor, traz como destaque o Salão de Arte, o Made (Mercado de Arte e Design), o Salão Design e a Feira High Design Expo. No mesmo espaço, o Casa Cor Lounge tem programação especial nos dias 13 e 14 de agosto. Um ciclo de palestras sobre o universo do design, arquitetura e decoração será ministrado por grandes nomes do segmento.

Já na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, um circuito de design e gastronomia reúne 40 lojas, 20 food trucks de culinária internacional e cursos de iniciação ao Design, promovidos pelo Senac. No D&D Shopping, 60 arquitetos escolheram um ‘achado’ de design em 60 lojas, e a venda com preços especiais faz parte do projeto Mapa da Mina.

“Profissionais, empresas e instituições compreenderam e começaram a desenvolver ações que utilizem todo o potencial que um festival urbano de design possui, desenvolvendo plataformas multimídia de diálogo com seus públicos de interesse. Percebe-se, claramente, a consistente integração do setor produtivo com o criativo, essencial para o design nacional e a competitividade do país”, afirma Andrade.

A primeira parede de escalada do Brasil construída apenas com móveis pode ser aproveitada pelas crianças no Instituto Europeu de Design (IED) São Paulo. A Meu Móvel de Madeira (MMM) construiu a parede especialmente para o evento e para escalar basta ter mais de um metro de altura e menos de 90kg.

“Design Bom para todos”

Inspirados pelo tema design, na última quarta-feira (12) a Casas Bahia (Via Varejo) promoveu o seminário “Design Bom para todos”, como parte do evento PPD (Paulista Distrito de Design). Diversos designers, professores, especialistas em consumo e formadores de opinião abordaram o trabalho do designer na indústria.

Mário Narita, da Narita Design, participou das discussões e ressaltou a importância das indústrias encontrarem a melhor forma de venderes seus produtos. “Aproximadamente 20.000 produtos são lançados mensalmente, sendo que 80% fracassam no primeiro ano de vida. Entre os fatores que justificam o fracasso, acredito que um dos principais seja o mau entendimento da real necessidade do consumidor. É preciso ver a emoção e não a razão. Porque a emoção é o principal direcionador da compra”.

A Bartira, também pertencente ao grupo Via Varejo, aproveitou o evento para lançar o 5º Prêmio de Design de Móveis. O concurso quer trazer novas ideias e opções de móveis e tem como público alunos de design das principais universidades de São Paulo. O tema deste ano é “Móvel Multiuso”.