Divulgação

Com o objetivo de ser um canal de vendas online para empresas de mídia exterior, entra no ar, até o fim deste ano, o portal Anunciarooh.

De acordo com Antonio Aquino de Oliveira, diretor-executivo da empresa, trata-se de uma ferramenta de consulta, planejamento e venda de mídia que pretende aproximar anunciantes e agências dos veículos out of home, em uma única plataforma. “Será uma loja virtual de mídia exterior: a primeira e-commerce do segmento no mundo”.

Segundo ele, a remuneração do portal será feita por transações realizadas por meio da loja ou por serviços prestados para os usuários (banner eletrônico, anúncios, pop up, pesquisas etc.). O executivo explicou que a ideia da criação do portal surgiu, há sete anos, quando os problemas do setor se agravaram, por conta do projeto Cidade Limpa, implantado na cidade de São Paulo. “Decidimos, então, estudar o setor profundamente e entender qual seria o futuro desse segmento de mídia ooh. Analisamos os problemas e buscamos soluções”. 

De acordo com ele, foi identificado, então, que não existia no mundo um site de compra e venda de mídia ooh, abrangente, como o que está sendo lançado. “Vamos oferecer desde publicidade em ônibus, outdoor e mobiliário urbano até mídia em shopping, aeroporto, eletrônico e digital e rodoviário”. Para Oliveira, os anunciantes vão poder navegar nas cidades, verificar pontos e imagens, planejar campanhas, escolher e comprar. “As aquisições serão feitas da mesma forma que se adquire passagens e hospedagens pela web, com a diferença que é uma ferramenta para um público jurídico, anunciantes e agências, profissionalizado e estratégico”.

Ele afirmou que o projeto se propõe a ser uma solução mundial, em vários idiomas e em todos os países que permitirem. “Na essência, o que pretendemos é que uma empresa de qualquer parte do mundo possa contratar uma campanha de mídia exterior, indoor ou outdoor, em qualquer lugar que queira”.

Ele explicou que já viu muito exibidor estrangeiro que não anunciou por não ter canais de planejamento e compra. “Vamos diminuir a ociosidade das exibidoras, aumentar a rentabilidade, agregar novos clientes e anunciantes com o consequente aumento das taxas de ocupação dos espaços”. O portal é uma empresa brasileira, pertence à Rime (Rede Interamericana de Mídia Exterior). Já está em fase de testes internos, com mais de 4 mil pontos cadastrados e de 100 empresas em processo de associação.