Dois terços dos consumidores brasileiros online realizaram uma compra após receberem uma mensagem de e-mail marketing. Foi o que constatou um estudo divulgado nesta terça-feira (17) pela ExactTarget, empresa global especializada em soluções de marketing interativo. O dado faz parte da série de estudos de Subscribers Fans and Followers, que analisou mais de 1.400 brasileiros para avaliar o comportamento e suas interações com e-mail, Twitter e Facebook.
Segundo o estudo, 91% dos consumidores brasileiros online são cadastrados para receber pelo menos um email-marketing, sendo que 53% estão mais propensos a comprar de uma empresa após o cadastro. “A adoção das mídias sociais por parte dos consumidores brasileiros é, sem dúvida, uma das maiores que já vimos”, afirma Tim Kopp, diretor de marketing da ExactTarget global. “Considerando um alto engajamento nas redes sociais e mensagens de e-mail originando um grande volume de compras, os profissionais brasileiros de marketing têm à disposição infinitas possibilidades para criar reais experiências de marketing interativo, proporcionando um conteúdo relevante aos consumidores por meio de e-mail, Twitter e Facebook”, acrescenta.
Redes sociais
Segundo o estudo, 77% dos brasileiros que possuem conta no Facebook interagem com alguma marca na rede social e 42% já realizaram uma compra após receberem uma mensagem de marketing, enquanto apenas 26% dos usuários de Twitter interagem com marcas na rede. Apesar do número não ser tão alto, 53% dos que possuem conta no Twitter estão propensos a recomendar uma marca a um amigo após segui-la e 58% sempre leem os posts de suas empresas preferidas. 42% dos consumidores brasileiros têm acesso à internet no país.