Agustin Torres, idealizador do E-ShowTeve início na manhã desta terça-feira (23) o E-Show São Paulo 2015 – maior encontro de negócios digitais da América Latina, com programação que vai até amanhã (24). Ao todo, 120 expositores e 200 palestrantes fazem parte do evento de origem espanhola que, em sua quarta edição no Brasil, demonstra um movimento maior do mercado nacional em relação às plataformas mobile.

Segundo Agustin Torres, fundador do E-Show na Espanha, a programação do evento deste ano tem foco maior em mobile devido ao crescimento do mercado e, consequentemente, das oportunidades de negócios que as marcas passam a ter no meio. “O Brasil é um país cuja média de smartphones é das mais altas no mundo. Isso faz pensar que há muitas pessoas que acessam a internet mais por dispositivos móveis do que por desktop. Com isso, as empresas já estão mudando suas estratégias para puxar as vendas pelo smartphone. Já estão mudando e fazendo sites muito mais aplicadas ao mobile, além de estratégias mais precisas. Do ano passado para cá, bastante já mudou, especialmente em estratégias de marketing para o meio, que estão muito mais qualificadas”, diz o executivo.

Outra característica da edição 2015 é o aumento de expositores internacionais, que já representam 20% do total do evento em São Paulo. “Vemos o que acontece em outros países, que é tendência, e trazemos para o Brasil. O mesmo acontece em relação a programação de eventos, que vai desde assuntos que ajudam o visitante na formulação de estratégias de marketing até aspectos mais técnicos, de como fazer um bom site que ajude no aumento da conversão”, afirmaTorres, responsável pelo evento em outros mercados, como realizado em Barcelona, Madri, Lisboa, Bogotá, Cidade do México e Lima.

Para driblar o cenário instável na economia brasileira, Torres diz que o evento teve uma mudança de formato. Se em edições passadas a ideia era aumentar o número de visitantes – que entre 2010 e 2014 cresceram -, para esta o objetivo foi qualificar a programação, oferecendo conteúdo mais técnico e profissional, o que resultou, pela primeira vez, em inscrições pagas. “O evento vem crescendo e mesmo com a mudança de formato conseguimos manter o número de visitantes estável”, diz o fundador do projeto, voltado para empresários do setor digital e também iniciantes neste mercado.

MPE

Não só as grandes empresas perceberam a importância do mobile para a conversão de vendas no meio digital, como também os micro, pequeno e médio empreendedores, que ganharam programação especial dentro do E-Show 2015.

Fernando Ricci, secretário executivo da camara-e.net, é um dos responsáveis pelo Ciclo MPE.net – seminário nacional realizado há 12 anos que já capacitou mais de 64 mil pessoas – e está presente no evento com o objetivo de ajudar esses perfis de empresários a abrirem uma negócio virtual. “Este ano nossa participação no evento é voltada para micro, pequenas e médias empresas. A ideia é ajudá-las, dentro do nosso seminário, a construir sua marca online trabalhando infraestrutura, operação e marketing dentro do meio digital. Hoje você tem ferramentas mais acessíveis de marketing digital, que as empresas menores podem utilizar e já pensando no mobile. Além disso, o empreendedor, quando inicia um e-commerce, já tem que estar preparado para atuar no ambiente móvel, com sites responsivos, e é isso que procuramos passar”, ressalta Ricci. “O mobile representava 3,8% das vendas de e-commerce, hoje já ultrapassou os 7% e acreditamos que deva chegar no patamar de 20% daqui a alguns anos, que já é o que acontece em países como Estados Unidos, daí sua importância também para os pequenos empreendedores”, acrescenta.