A China finalmente pode passar os Estados Unidos e chegar ao posto de maior economia do mundo. De acordo com um estudo da Euromonitor International, os chineses devem ter um PIB (Produto Interno Bruto) maior que o dos americanos ainda em 2014, levando-se em conta a paridade no poder de compra (PPP).

“Este ano é icônico ao mostrar que a dominância americana parece estar com os dias contados com a ascensão da China. Funcionando juntas, as duas economias são cruciais para um crescimento global sustentável”, afirmou Sarah Boumphrey, head de estratégia, economia e comportamento do consumidor na Euromonitor. O levantamento ainda acrescenta que até 2030 os dois países representarão 37,5% de todo o crescimento global, com a China levando grande vantagem ao adicionar US$ 18 bilhões ao seu PIB, enquanto os EUA terá crescido US$ 8,65 bilhões.

Entretanto, apesar de desbancar os Estados Unidos em números totais e levando-se em conta a paridade no poder de compra, a China ainda está bem atrás em outros aspectos. A receita per capita chinesa é 10 vezes menor que a americana e o gasto do consumidor também é bem mais tímido, uma vez que o cidadão chinês é educado para poupar seus rendimentos. Analistas financeiros afirmam que a economia do país asiático pode até se tornar maior, mas ainda não é a mais forte globalmente.