Imagine jornalistas – uma da crítica The Economist e um independente -, uma publicitária, um grande anunciante e uma representante da gigante Facebook debatendo se o domínio das grandes plataformas digitais é predatório ou se representa uma oportunidade? O Cannes Lions promoveu o encontro e a divisão inicial – claramente crítica do jornalismo e mais suave por parte da publicidade – permaneceu até o final. Zanny Minton Beddoes, editora da The Economist, conduziu o papo.
Carolyn Everson, vice-presidente de soluções de marketing do Facebook, disse que sempre houve um lado extremamente naive no vale do silício, uma espécie de drive por “melhorar o mundo”, que hoje cai por terra diante de tantos problemas enfrentados pelas empresas sediadas ali.
“Tomamos uma série de medidas mas a confiança será reconquistada no dia a dia, com ações”, disse Carolyn.
Kasha Cacy, CEO da agência Um, diz que embora as grandes plataformas tenham responsabilidade, não se pode esquecer da responsabilidade das pessoas no quesito fake news, por exemplo.
“Nos desacostumamos de checar informações, no ambiente digital simplesmente espalhamos conteúdos. Há uma responsabilidade de educar os jovens, por exemplo, em relação a tudo isso, que não pode ser esquecida”, disse Kasha.
Keith Weed, CMO da Unilever, disse que a empresa está em uma batalha por transparência e, naturalmente, de olhos bem abertos mas dando um voto de confiança ao Facebook.
Assista ao debate completo:
https://youtube.com/watch?v=9WJ0PtgA7c0