Primeiro título a ir para o celular é o AutoEsporte; editora fará mesmo movimento com as demais

 

O mercado de revistas faz mais um movimento na tentativa de monetizar o digital. Depois de adaptar todo o portfólio para tablets iOS e Android, a Editora Globo redesenhou a revista Autoesporte para iPhone. O título é a primeira publicação nacional com projeto exclusivo para smartphone e inaugura a migração das revistas da editora para a tela do celular.

O aplicativo é gratuito, mas cada edição será vendida ao preço de US$ 3,99. As matérias são estruturadas em uma única coluna com rolagem e podem ser lidas com o celular na posição vertical e as fotos, visualizadas com o aparelho na horizontal. Também é possível ouvir as principais reportagens, narradas pelo autor das matérias. O modelo de publicidade será o mesmo empregado para as edições no tablet: os anúncios da versão impressa são automaticamente espelhados na digital, mas disponibilizados em forma estática. A cobrança para anunciar no tablet só acontece quando a marca deseja peças interativas.

Alexandre Barsotti, diretor de mercado anunciante da editora, acredita que essa é uma forma de incentivar anunciantes a também migrarem para o digital. “Há duas correntes em publicidade no setor editorial: algumas editoras acreditam que a versão no tablet é um incremento que deve ser vendido isoladamente. Outras, que ele precisa ser vendido em conjunto com a versão em papel e nós acreditamos na segunda corrente”, afirma. “Desde o ano passado, passamos a integrar impresso e tablet. Ao cobrar a partir da interatividade, incentivamos o mercado a produzir anúncios melhores e ampliamos a visibilidade desses clientes”, avalia. Segundo o executivo, empresas como Chivas, Itaú e Arno são alguns exemplos de anunciantes que optaram por peças apropriadas para o digital.

Na edição para smartphone, a primeira marca anunciante é a Fiat, que comprou a exclusividade do espaço “oferecimento” para os próximos dois anos. De acordo com Reginaldo Andrade, diretor de publicidade digital e projetos especiais da editora, a meta é levar mais marcas para o celular. “As peças da edição impressa serão espelhadas na mobile também e faremos o modelo de cobrança por peças interativas”, frisa. Para Barsotti, os publishers podem criar um padrão para o mercado anunciante. “O grande desafio hoje é pensar na comunicação integrada e não em peças. A relação agora depende do que o consumidor deseja, de onde ele quer consumir conteúdo”, analisa Barsotti.

A Autoesporte é o primeiro lançamento de um cronograma de adaptação que contemplará todas as revistas da Globo. A editora não comenta qual será a próxima publicação adequada para smartphone “por uma questão estratégica”. A companhia tem no seu portfólio títulos como Época, Quem, Marie Claire, Globo Rural e Galileu. Nos próximos meses, as edições estarão disponíveis também para o sistema operacional Android.