A editora Gol lança nesta segunda-feira (5), na XV Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, o seu mais novo projeto: Nuvem de Livros. Trata-se de uma biblioteca que permite a consulta virtual de obras diversas em um ambiente com acesso controlado e licenciado.
A curadoria é do escritor Antonio Torres, que ajudou no desenvolvimento da arquitetura da biblioteca em “cloud”, dando-lhe consistência e substância, segundo explica Roberto Bahiense, diretor de relações institucionais do grupo Gol. A apresentação formal da Nuvem de Livros, na Bienal, será de Jonas Suassuna, presidente do Grupo Gol.
“A Nuvem de Livros nasceu da ideia de oferecer acesso ao conhecimento a cerca de 15 milhões de estudantes que não têm biblioteca nos ambientes escolares, às famílias que não dispõem de espaço físico para armazenar livros, aos universitários que estudam em regime de ensino à distância.”, disse Roberto Bahiense, diretor de relações institucionais do Grupo Gol.
Tudo foi organizado para atender a diversos perfis de público, com recomendações, orientações e navegação adequadas. Dentre as editoras e selos que fazem parte do Projeto Nuvem estão Girafa, Agir, Arte PauBrasil, Moderna, Desiderata, Ediouro, Lucerna, Carpe Diem, Escritinha, Escrituras, Nova Fronteira, Visor, Zeus, Conrad, Vermelho Marinho, Ibep-Nacional, entre outras.
Por R$ 4,00 mensais, navega-se por suas dependências entre prateleiras de livros, salas temáticas, cursos e visitas “guiadas” a centros culturais e museus. A Nuvem será disponibilizada na web e em breve poderá ser acessada em Android e iOS. Como parceiros iniciais estão Vivo, Itautec, O Estado de S.Paulo e O Globo. Desde o dia 1º de setembro, a Itautec “embarcou” a nuvem de Livros em seus notebooks e netbooks, permitindo aos seus usuários acesso pago à biblioteca. Também terão acesso os assinantes da Vivo. A partir de outubro, o jornal O Estado de S.Paulo oferecerá aos seus assinantes acesso à plataforma. A Nuvem de Livros também disponibilizará todos os ativos multimídia da Fundação Roberto Marinho.
por Bianca Montarroyos