Patrícia Carta: editora deve apresentar crescimento

A Carta Editorial promoveu, semana passada, mudanças na equipe de profissionais da revista Harper’s Bazaar, carro-chefe da editora. A publicação passa a contar com Camila Garcia como nova diretora de redação; Rosana Rodini como redatora-chefe; Dudi Machado como editor at large; Luigi Torre como editor de moda; e Ana Paula Buchalla, editora de beleza. A Carta Editorial também terá novo gerente digital, Lucas Fernandes, e nova representante comercial, Sueli Bombiere, no Rio de Janeiro.

De acordo com Patrícia Carta, publisher da editora, é uma mudança apenas na equipe, já que a revista está consolidada no mercado e tem agradado bastante o público-alvo, que são mulheres das classes A/B. “Nosso foco principal é o público feminino, que está cada vez mais bem informado e conectado”. A executiva ressaltou que a revista tem conseguido ser bastante representativa no segmento em que atua, sempre trazendo conteúdos fortes e engajamento no site e redes sociais, projetos especiais e atuando multiplataforma.

Patricia destaca também que a Harper’s Bazaar não tem sofrido os impactos comentados pelo mercado. “Entendemos que a leitora de moda e luxo ainda dá muito valor para o seu exemplar impresso, mas também está muito conectada, e a marca precisa se relacionar com ela em todas as frentes”, argumentou. A expectativa para este ano é de crescimento e fortalecimento do posicionamento da marca. “A meta, em 2014, é crescermos 22% em relação ano passado”. Atualmente, a Harper’s Bazaar tem tiragem de 50.000 exemplares e auditoria da Trevisan.

Editora Abril
Outro movimento do segmento revista aconteceu na Editora Abril. A empresa divulgou, também na semana passada, que vai transferir 10 de seus títulos de revistas para a Editora Caras. São eles: Aventuras na História, Bons Fluidos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou+Eu, Vida Simples e Viva Mais.

Com o acordo, Caras passa a ser responsável pela produção de conteúdo, circulação e venda de publicidade das revistas. Já os serviços de assinaturas, distribuição e gráfica continuam sendo prestados pelo Grupo Abril. Em comunicado oficial, o presidente da Abril Mídia, Fábio Barbosa, disse que a negociação “permitirá que a Abril foque suas ações no fortalecimento de suas demais marcas. Já a Editora Caras, deverá ganhar mais produtividade com a chegada dos títulos”.

Segundo Barbosa, a transferência das revistas faz parte dos planos da Abril de reestruturar suas operações para tornar sua estrutura mais enxuta e eficiente e mais concentrada nas áreas de educação e logística. Vale ressaltar que, dos 10 títulos, três têm circulação superior a 100 mil exemplares por edição: Manequim, Minha Casa e Máxima, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação). A Editora Caras é presidida pelo empresário argentino Jorge Fontevecchia e tem parte do capital controlado pela família Civita, dona da Abril.

Em meados do ano passado, a Editora Abril iniciou um processo de reestruturação e promoveu mudanças nas estruturas editorial e comercial de quatro unidades de negócio: Abril Segmentadas, Veja, Exame e Negócios Digitais. Na época, foram fechadas quatro revistas: Alfa, Bravo!, Gloss e Lola. A editora também demitiu cerca de 150 profissionais de diversas áreas, de acordo com comunicado enviado pela própria Abril. As publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da companhia. A empresa informou, também em nota, que todas as “mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes nos vários segmentos em que a Abril atua, garantindo o crescimento e a relevância das publicações”.