O dito popular consagrado em um famoso anúncio da antiga Alcântara Machado, Periscinoto Publicidade (hoje AlmapBBDO), servindo de título a um talentoso texto que agradecia ao júri do Prêmio Colunistas os grandes prêmios conquistados em uma versão do mesmo, deixando claro, porém, que tudo aquilo era passado, é usado agora neste editorial do propmark para muitos agradecimentos, lembrando todavia que nova jornada começa na contagem de outros 50 anos que serão alcançados por outros profissionais deste jornal (alguns ainda serão os mesmos).

Os primeiros agradecimentos são para o nosso público leitor, razão maior de ser de qualquer periódico e que ao longo deste primeiro meio século sempre nos prestigiou com a sua leitura, seu apoio, suas observações e um enorme carinho que desaguou na, para nós já inesquecível, noite de 19/5 na ESPM, ocasião em que quatro centenas desses leitores, representando a incontável quantidade do todo, foram pessoalmente nos cumprimentar pela longa jornada até aqui transcorrida.

Em segundo lugar, nossos anunciantes, não apenas os cerca de 80 da edição comemorativa de 18/5 (192 páginas), mas todos aqueles que ao longo destas cinco décadas nos prestigiaram com a força das suas mensagens comerciais, atingindo sem dúvida os seus objetivos, mas também emprestando seu prestígio ao propmark e possibilitando a independência de opinião e informação sempre sonhada por qualquer editor.

É nosso dever registrar aqui um agradecimento especial à ESPM, que na pessoa do seu presidente, José Roberto Whitaker Penteado, e dos seus vice-presidentes, José Francisco Queiroz, Emmanuel P. Dias, Elisabeth Dau Correa e Alexandre Gracioso, fizeram de tudo e mais um pouco para que a homenagem ao propmark e ao seu fundador e diretor fosse a mais precisa e emocionante possível.

Um agradecimento que se repete em nossas jornadas é dedicado à Redação do propmark, dirigida por Marcello Queiroz (secundado por Neusa Spaulucci), que produziu uma edição comemorativa para ficar na história não apenas deste jornal, mas do jornalismo segmentado brasileiro.

E, se falamos em anunciantes, temos que render nossas homenagens ao diretor comercial Renato Resston e sua equipe, pelo desenvolvimento de um árduo trabalho – e que hoje é ainda mais árduo devido à crise econômica que a todos assola – de captação de anúncios para essa edição especial.

Em um jornal voltado para o segmento da comunicação do marketing, é natural que os anúncios despertem no seu público leitor atenção redobrada, não só pelo que oferecem, como também pelas alusões ao homenageado.

As menções às equipes da Redação e do Comercial do propmark devem e precisam ser extensivas a todos os demais funcionários e colaboradores da Editora Referência, que igualmente aumentaram o seu nível de dedicação ao trabalho abraçado – nível em geral acima da média – tendo em vista a importância da data e sua respectiva edição comemorativa.

A todos os nossos demais parceiros que de uma forma ou de outra emprestam a sua colaboração para que o propmark semanalmente nasça, cresça e siga aos seus múltiplos destinos, igualmente os nossos agradecimentos.

Com a permissão do leitor, coloco-me agora na primeira pessoa do singular para agradecer à minha querida família, não só por todo o incentivo sempre oferecido, mas também por repartir em alguns (poucos) momentos de apreensão ao longo dessa extensa jornada, sua inexcedível capacidade de solidariedade e apoio, palavras que na verdade podem ser traduzidas pelo valor maior do ser humano que é o amor.

Mas, repetimos, o que passou, passou. Agora é seguir adiante, torcendo para que este país reencontre os seus bons momentos, que foram muitos ao longo da história.

O povo não merece as agruras pelas quais está passando, sem que nada tenha sido por ele feito para que tudo que aí está viesse a ocorrer.

Nem sequer parte desse povo – a maioria, segundo as urnas eletrônicas de 26 de outubro pp. – pode ser considerada culpada porque votou no que lhe foi prometido e não naquilo que, passadas as eleições, tem a ele se apresentado.

*Presidente da Editora Referência, que edita o jornal propmark e as revistas Propaganda e Marketing