A atividade publicitária brasileira tem mais inimigos do que os seus players imaginam.

Agora, foi a vez de um subprocurador do Tribunal de Contas da União oficiar a um ministro do mesmo, Vital do Rego, requerendo a suspensão da campanha do pacote anticrime elaborado pela equipe do ministro da Justiça Sergio Moro.

Pasmem, os leitores, mas a verba estipulada pela Secom para essa campanha era de apenas R$ 10 milhões, quantia abaixo do razoável para uma veiculação nacional.

As razões do pedido de suspensão não ficaram muito claras, dando a entender tratar-se de futrica política. A que se lamentar sendo este o motivo, o acolhimento por um dos ministros do TCU, que determinou a suspensão da campanha.

É realmente inacreditável que em nosso país, detentor de uma qualidade publicitária situada (e reconhecida) entre as melhores do mundo (vide o Cannes Lions), tenhamos esse tipo de reação arcaica, como se a tentativa de um maior esclarecimento à população brasileira, através de uma campanha publicitária de baixo custo, que procura incentivar a luta que é de todos nós contra o crime organizado.

A se observar, ainda e no caso em tela, se o TCU tem competência para determinar a suspensão de uma campanha publicitária.

A finalidade do órgão é checar os gastos já ocorridos, julgando-os se foram lícitos e pertinentes, o que nos parece óbvio diante de uma verba extremamente modesta para uma ação publicitária com o objetivo de atingir todo o país.

A discordância político-ideológica, que contamina todo o país, não pode e não deve alcançar esse tipo de ação do governo, sob pena de ser replicada a cada momento, inclusive em temas mais urgentes do que essa campanha publicitária, a nosso ver necessária e de tão pouca verba para atingir todos os brasileiros.

O Brasil quase que diariamente demonstra uma nova doença aparentemente incurável: a superposição de forças mandatárias, através de uma inversão de valores que não nos levará a nada, a não ser prosseguirmos andando cada vez mais para trás. Um bom exemplo de harmonia e qualidade nos esforços de comunicação publicitária oficial está dando o governador de São Paulo, João Doria, que até por já ter militado no setor consegue ter campanhas à altura da importância do governo de São Paulo.


A cerimônia de entrega dos certificados aos vencedores do Colunistas São Paulo e Brasil de 2018, realizada pela Abrancomp na capital paulista na última semana, além de muito concorrida e de se desenrolar em um ambiente publicitariamente decorado para a esse fim, na cobertura do edifício ESPM Tech na Rua Joaquim Távora, confirmou aos presentes a excelência dos julgamentos que redundaram nos resultados dessas importantes e tradicionais premiações do mercado.

O júri, formados por jornalistas especializados, profissionais de agências e anunciantes e representantes de entidades do setor, obteve o sempre desejado feito nessas ocasiões, que é o reconhecimento geral de uma perfeita escolha de vencedores.

Veja cobertura completa nesta edição do PROPMARK.


Nossa matéria de capa, como sempre, aborda um tema do momento, para o qual há aplausos e críticas. Desta feita, estamos abordando a mídia programática, com a nossa reportagem apurando mudanças e crescimento, algo desejável em uma disciplina inquieta e em busca do novo, como a publicitária.


Chamamos ainda a atenção dos leitores e leitoras para a matéria que reporta as ações de Outubro Rosa das marcas e agências, além da apresentação do Print Summit 2019, que conta com o apoio do PROPMARK.


Imperdível o Giro no Mercado, com a VML que não para de se atualizar, mostrando a sua força e preocupação em não ter dois dias seguidos iguais dentro dos seus vários setores de trabalho.

Fernando Taralli deu um banho de conhecimento, em uma atividade profissional que muito necessita disso.


Um craque em assinar obras de literatura voltadas para o marketing e suas ramificações, Walter Longo lança agora O Fim da Idade Média e o Início da Idade Mídia, que pelo título sugestivo já diz a que veio.

A avant-première (porque haverá outras) será na noite do próximo dia 30, na Livraria da Vila no Shopping JK Iguatemi (Av. Juscelino Kubitschek, 2.041 – Piso 2 – SP).

Além de reencontrar muitos amigos e conhecidos, pois a casa estará cheia, o leitor terá a oportunidade de em primeira mão ver mais um notável trabalho desse empreendedor, profissional e escritor do mercado.


Batizando o evento de Conexão Globosat – Essa Noite Vai Longe, a empresa promoveu na noite da última quinta (10), no Golden Hall do WTC, em São Paulo, uma comemoração dos seus resultados deste ano, com um concorrido show de Anitta, Paulo Gustavo e outros atores.

Os convidados, em sua grande maioria de agências e anunciantes, lotaram as dependências do Golden Hall.

Bom sinal para os que acreditam que a maré feia está passando.


O Grupo Bandeirantes promoverá na manhã desta segunda (14) o Fórum Band News, cujo foco será a discussão da reforma tributária.

Confirmados na mesa o ministro da Economia Paulo Guedes e o deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Uma iniciativa dos organizadores para ajudar o país a voltar a crescer, debatendo propostas e ideias de modernização das formas de arrecadação de impostos.


Relançado recentemente pela Cia. das Letras, o consagrado livreto Memorando, de Geraldo Mayrink e Fernando Moreira Salles, do qual destacamos a imortal (por ser tão verdadeira) frase de Ivan Lessa: “A cada 15 anos o Brasil esquece os 15 anos anteriores”.

Armando Ferrentini é diretor-presidente e publisher do PROPMARK (aferrentini@editorareferencia.com.br).