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Depois de uma concorrência da qual participaram 15 empresas, a liga americana de futebol, a NFL (National Football League), escolheu a Effect Sport como empresa parceira no Brasil na área de marketing esportivo e vem, há cerca de um ano, fortalecendo sua base de fãs com a intenção de, futuramente, realizar eventos do esporte por aqui. Uma das expectativas seria o famoso Pro Bowl, jogo das estrelas realizado desde os anos 1980 nos Estados Unidos e, em anos mais recentes, no Havaí, cujas equipes são escaladas com base na votação online.

Pedro Monteiro, diretor da Effect Sport, explica que o foco inicial dos investimentos da NFL no Brasil tem sido o digital, para fortalecer a base de fãs por aqui, mas que a expertise da Effect em live marketing interessa à liga. Foi criado também um programa de embaixadores do esporte no Brasil, uma espécie de conselho de pessoas ligadas ao futebol americano. Ele lembra que a NFL é a marca esportiva mais valiosa do mundo.

Segundo Monteiro, há três grupos de pessoas com as quais o esporte quer se relacionar: os fãs propriamente ditos; os fãs casuais, que se envolvem com o esporte em época de grandes campeonatos, por exemplo, como o Super Bowl; e aqueles que ainda não são fãs e precisam ser conquistados.

No Brasil sempre houve um grupo significativo de seguidores do esporte, mas o volume maior é de fãs casuais. Há muitas pessoas, inclusive, que seguem a página internacional da NFL, mas no último ano houve um crescimento de 40% na audiência da NFL nas redes sociais no Brasil, e um aumento de 800%, ao longo dos últimos quatro anos, na audiência dos produtos transmitidos no país por canais como ESPN e Esporte Interativo.

Segundo Monteiro, a página brasileira da NFL no Instagram é a que tem o maior engajamento do mundo fora dos Estados Unidos, suplantando até o segundo colocado histórico do torneio, que é o México. O Brasil é a terceira maior audiência da NFL no Facebook.

Outros países onde o esporte é popular são, por exemplo, além do próprio México, a Alemanha, a China, a Inglaterra e o Canadá. “O que atrai no futebol americano é a sua característica de espetáculo com uma boa produção. É um esporte muito bem trabalhado nos Estados Unidos e, embora não tenha surfado no momento olímpico, tem força no Brasil com investimentos de times importantes como Corintians, Vasco, Botafogo e Flamengo”, comenta o executivo. 

Embora os patrocínios à NFL sejam grandiosos globalmente – com o envolvimento de marcas como Nike e Budweiser –, por aqui ainda não há investimentos significativos de marcas. Mas é uma questão de tempo, acredita Monteiro.

Outro movimento interessante ligado ao esporte é a força do Flag Football, uma versão mais “leve” do futebol americano, praticado por adultos e crianças em diversos lugares do mundo e com torneios realizados nos Estados Unidos. No Brasil, há equipes do esporte que patricipam, inclusive, dos campeonatos internacionais.

Campanha
No momento, está em veiculação nas mídias digitais uma campanha da NFL Brasil para ajudar a eleger o jogador brasileiro Cairo Santos, kicker do Kansas City Chiefs, para o próximo jogo Pro Bowl, divulgando a #CairoNoProBowl17.

Monteiro afirma que entre os projetos está o de produzir e trazer conteúdo ao vivo do esporte para as redes sociais. E, futuramente, realizar, por exemplo, Fun Fests por aqui durante a transmissão de jogos importantes.

No Brasil, a Effect trabalha ainda para o Comitê Olímpico e clientes como Gatorade, NBA e Nike. Entre os eventos que organiza estão O Rei e a Rainha do Mar, principal projeto da empresa com 15 participantes em três edições anuais.