Após anunciar sua edição online e lançar a pré-inscrição, o Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica apresenta mais novidades para 2020.
A edição de 25 a 27 de novembro terá dois novos prêmios: o El Ojo Especial Covid-19 e o El Ojo Jovens Diretores de Cena. Além disso, a organização adaptou prêmios e categorias tradicionais.
O “El Ojo Especial Covid-19” tem o objetivo de homenagear todo o trabalho e o esforço que a indústria fez nestes tempos de pandemia e distinguirá as melhores ideias desenvolvidas neste período. As peças inscritas neste prêmio podem participar na Categoria de Produtos e Serviços, para reconhecer as melhores ideias feitas em cada setor dos anunciantes; e por Objetivos e momentos/fases de comunicação na pandemia.
Neste grupo serão considerados os diferentes objetivos da comunicação segundo os momentos da pandemia, como Conscientização e prevenção do vírus, Apoio sanitário e doações, Acompanhamento no isolamento, E-commerce, Entretenimento e capacitação online, Apoio aos pequenos negócios/comércio, Mudança no clima da comunicação, Conscientização de efeitos colaterais, Comunicação de datas tradicionais e Nova Normalidade e Responsabilidade cidadã.
As peças com mensagens e relacionadas com a pandemia também podem participar nas outras premiações do festival. Todas as peças participantes contam para definir os Prêmios ao Desempenho Local e Regional 2020.
Já o “El Ojo Jovens Diretores de Cena” pretende dar visibilidade às novas gerações de diretores/as, suas formas de produzir, de olhar e suas linguagens narrativas. Podem participar trabalhos de jovens profissionais que tenham até 33 anos de idade em 31 de dezembro de 2020. Os projetos podem ter sido dirigidos de forma individual, em dupla ou em grupo. Os trabalhos, de até 20 minutos de duração, podem ser comerciais, curtas, documentários, videoclipes, vídeos cases, séries, etc.
Nas adaptações, o “El Ojo Sustentável” ganhou categorias para incentiva a conscientização dos temas Saúde, Meio ambiente, Social, Gênero e Diversidade, Inclusão, Integração e não discriminação e Diversidade e Inclusão no Esporte.
O “El Ojo +Mulheres” foi criado em 2019 para amplificar, dar mais visibilidade e promover o crescimento da presença feminina na criação de ideias de comunicação, nas equipes criativas, na direção de comerciais e postos de liderança nas agências e produtoras. Este ano a participação neste prêmio (+Mulheres Criativas e +Mulheres Diretoras de Cena) é gratuita e sem custo para as peças que tiverem sido inscritas em em outros prêmios da edição 2020.