Entrevista com a presidente Dilma Rousseff é o destaque do primeiro dia de operação do El País no Brasil

 

O El País apresentou nesta terça-feira (26) a edição digital em português do periódico espanhol, que marca o lançamento de sua operação no Brasil. Em sua estreia, o veículo, que está no endereço brasil.elpais.com, traz uma entrevista com a presidente Dilma Rousseff em destaque.

O lançamento, realizado no Mube (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, teve forte presença de autoridades. Estiveram no local Aloizio Mercadante, ministro da Educação; Helena Chagas, ministra-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação do Governo Federal); e o senador José Sarney. Nomes da política, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves, enviaram depoimentos em vídeo dando boas-vindas ao jornal. Empresas espanholas, como Santander, Indra e Telefônica Vivo, patrocinaram o evento.

A economia brasileira, mesmo com baixo índice de crescimento nos últimos dois anos, foi apontada como um dos motivos que atraíram o veículo. O príncipe das Astúrias, que suspendeu sua viagem ao Brasil por avarias na aeronave que o traria a São Paulo, também enviou um depoimento em vídeo, no qual exaltou as parcerias entre Brasil e Espanha e o potencial do mercado nacional. “O Brasil é um polo de atração de projetos e registrou crescimento extraordinário na última década”, disse. “O país merece maior espaço na cobertura da imprensa internacional”, reforçou.

O jornal tem 15 milhões de acessos únicos por mês em sua página internacional e viu a audiência brasileira aumentar de forma significativa durante os protestos de junho, quando o El País aumentou a cobertura local. De toda forma, o jornal vinha observando o interesse dos brasileiros pelo veículo desde 2011, quando a matéria “¿Por qué Brasil no tiene indignados?” (“Por que o Brasil não tem indignados?”), de Juan Arias, publicada em seu site em espanhol, teve forte repercussão local. A expectativa é de um crescimento “expressivo” de acessos vindos do país com a versão em português.

“A versão digital em português tem sido pensada há mais de um ano. Hoje 40% da audiência do El País vêm da América. Era natural vir para o Brasil, mas não era possível crescer aqui sem uma versão em português”, explicou Isabel Amorim Sicherle, diretora-executiva do El País Brasil e América Latina. Antes de assumir o cargo em agosto, a executiva foi diretora do The New York Times para a América Latina por quase 13 anos e trabalhou no projeto para lançar uma versão em português do jornal americano, esperada para o segundo semestre deste ano, mas adiada para 2014.

A redação do El País no Brasil tem 11 jornalistas e está baseada em São Paulo. Há ainda um correspondente no Rio de Janeiro. Os profissionais estão sob a coordenação de Luís Prados, que foi correspondente do El País no México e responsável pela redação do El País Américas. A edição brasileira será uma combinação de conteúdo local e estrangeiro, com matérias traduzidas. O periódico tem ainda operações no México e nos Estados Unidos, além da matriz espanhola.