As redes sociais tiveram papel ativo e fundamental nas campanhas eleitorais em 2014. Passado o 2° turno, o pleito que reelegeu Dilma Rousseff foi alvo de estudos que comprovaram que o Brasil protagonizou uma eleição mais interativas da história de Facebook e Twitter.
Contando desde o início oficial da campanha para presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, no dia 6 de julho, até o final do último domingo (26), noite onde encerrou-se o 2° turno, foram mais de 674,4 milhões de interações no Facebook, e 39,85 milhões de tweets.
Apenas no domingo, usuários tuitaram 4,2 milhões de vezes, e interagiram 49 milhões de vezes no Facebook, batendo os índices obtidos no debate da Globo e culminando no pico de todo o período eleitoral. O momento mais crítico deste dia foi quando finalmente o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) soltou a primeira parcela da apuração presidenciável, às 20h.
A companhia fundada por Mark Zuckerberg afirma que o pleito brasileiro é de longe o mais interativo da história, superando as eleições da Índia, que contaram com 227 milhões de interações no total.
Desdobramento
Na divisão de comentários (independente de positivos ou negativos) voltados a cada candidato, Dilma Rousseff teve ligeira vantagem na popularidade em ambas as plataformas. A presidente reeleita dominou 53,8% dos comentários do Facebook, ante 46,2% de Aécio Neves.
No dia do 2° turno, o perfil de Dilma no Twitter foi mencionado em 859 tweets, enquanto o de Aécio, 584 mil vezes. Os posts mais populares foram justamente a reação à confirmação da apuração, determinando a reeleição da atual presidente.