Estamos muito próximos das grandes eleições em nosso país, que se realizarão em 2022, motivando nossa Redação a abordá-las inclusive com a matéria de capa da presente edição do PROPMARK, assinada pela jornalista Janaina Langsdorff. A ligação obrigatória que nos competia era destacar esse fato importante que poderá, uma vez mais, mudar os rumos da história do país, com o mercado publicitário nacional abordando, entre outros assuntos interligados com a importância das eleições, um quadro a nosso ver temeroso.

Não temos dúvidas, devido às atuais circunstâncias políticas que deverão se manter e até mesmo piorar até outubro do próximo ano, que o tema dominará as conversas entre as pessoas físicas, com muitos e ainda inesperados reflexos sobre as pessoas jurídicas que atuam em nosso país.

Igualmente, não nos cabem dúvidas da importância desse pleito, por hora centralizado entre a esquerda sob o comando de Lula e a direita com muitos caciques. O principal deles, não apenas pela preferência de parte da população brasileira em se evitar a volta de Lula ou de um candidato que, em seu lugar, represente de forma extremamente significativa o pensamento e os anseios da esquerda brasileira, a ocupar esse espaço hoje, embora de forma atabalhoada, é o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em nossa opinião, o momento ainda é dominado por esses dois nomes, que se antepõem ideologicamente, produzindo sérias, mas inevitáveis preocupações junto aos responsáveis pelas marcas, que têm investido milhões para se descobrir sobre o que os brasileiros estão falando, tentando entrar no diálogo pregando espontaneidade.

Deste palanque da comunicação comercial brasileira, que há 56 anos luta, com sucesso na parte que lhe cabe, para a melhoria irrefreável da mesma, ajudando e aplaudindo sempre que haja uma oportunidade para isso a nossa entrada, digamos ainda recente, no grupo de países do outrora chamado maciçamente de Primeiro Mundo.

Os exemplos são muitos, embora recentes, mas sempre nos enchem de satisfação, por julgarmos como um dos principais órgãos de informação da chamada imprensa do mercado publicitário do país, o quase sexagenário PROPMARK, que batalha em praticamente todas suas edições impressas e naturalmente com frequência diária no online, pela hoje manutenção da qualidade da comunicação publicitária. Não apenas dos grandes anunciantes do mercado, mas de todas as pessoas jurídicas e até mesmo algumas físicas, que representam a si próprias no seu trabalho de alcançar o mercado que lutam para conquistar e/ou ampliar.

Temos visto com frequência que o nosso trabalho (não apenas deste jornal) apresenta resultados cada vez mais notáveis e, portanto, dignos de aplausos, como foi a colocação, por exemplo, da agência Africa no recente Cannes Lions.

Isso representa mais clientes importantes nas suas carteiras (falamos aqui da maioria das grandes e médias agências que atuam em nosso país, incluindo sem receio de algum exagero também algumas pequenas que travam uma batalha incessante para crescerem), mas sobretudo um trabalho sempre digno dos melhores elogios, porque o Brasil merece, pela sua importância hoje entre as dez maiores economias do planeta.

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Top Chef  Brasil 3
A Record TV tem feito um trabalho redobrado em prol da divulgação do seu prêmio Top Chef, que escolherá os melhores chefs de cozinha do país, em sua terceira versão.

Ainda nos últimos dias, a mídia publicitária, além dos jornalistas que cobrem o setor, recebeu como brinde destacando o Top Chef Brasil 3 ingredientes e receitas, além de utensílios para o preparo do Fideuá de Chorizo e Cogumelos, deixando o mercado lambendo os beiços, como se dizia antigamente e não mudou até hoje.

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Noite de autógrafos
Jens Olensen, quem do mercado não gostaria de reencontrar com ele para dar boas e escandinavas gargalhadas? Basta enviar e-mail para
silviachagas1952@gmail.com, confirmando presença na noite de autógrafos promovida por Olensen no Clube Escandinavo, na noite próxima de quinta, dia 7.

Na ocasião, serão distribuídos exemplares do livro autografados por ele. A obra What a Life – 50 anos in International Communications traz a narrativa da sua vida profissional/empresarial, que será de grande utilidade para todos os que desejam subir um degrau a mais em suas carreiras na comunicação publicitária.

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Fake news
Um dos destaques do PROPMARK é um levantamento da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) junto às empresas e agências que aponta ser real e grave para as marcas a ameaça das notícias falsas. A pesquisa, realizada entre 50 gestores de comunicação de 30 grandes empresas e agências de comunicação, aponta que 75% das grandes companhias brasileiras já sofreram algum tipo de fake news. 

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União no OOH
Matéria sobre a união entre BRMalls e Helloo mostra início da ampliação dos negócios tanto de uma como de outra, já que a primeira atua com publicidade nos corredores internos dos shoppings e a segunda em ambientes fechados, dentro dos elevadores de condomínios. 

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Recorde de cibercrimes
O Brasil tem sido um dos principais alvos globais dos cibercrimes. Este ano, as perdas globais podem chegar a US$ 6 trilhões, de acordo com estudo da consultoria alemã Roland Berger. Levantamento aponta que o país já ultrapassou o volume de ataques de todo o ano passado apenas no primeiro semestre, com um total de 9,1 milhões de ocorrências. Esse número coloca o Brasil na quinta posição mundial de ciberataques, atrás apenas de EUA, Reino Unido, Alemanha e África do Sul.