Passado o primeiro impacto do isolamento social, causado pela Covid-19, as empresas de out of home começaram a se mexer para não perder – ou perder o mínimo possível – o que conquistaram até a chegada da onda perversa do novo coronavírus. A Eletromidia Elemidia é um dos exemplos, pois, como define o CEO da companhia, Eduardo Alvarenga, ela é uma plataforma de comunicação construída para interagir com as pessoas principalmente ao longo de suas jornadas.
“Em um primeiro momento do desconhecido da situação de pandemia, focamos em levar informação relevante e confiável para nossa audiência acompanhar e se preparar para o momento adverso a ser enfrentado. Paralelamente, fomos entendendo como nossos ativos também estariam a serviço das marcas e criamos projetos especiais para nossos clientes. E internamente não foi diferente. Criamos um estúdio de audiovisual para reuniões virtuais”, conta o executivo. E já esperando a retomada, Alvarenga afirma que os primeiros passos já estão dados, principalmente no que tange às relações com os clientes, oportunidades de negócios e que estão correndo atrás de novos contratos. “As coisas começam a fluir novamente de maneira positiva”.
Ele declara que a retomada está começando e não é uma exclusividade do OOH. “Vamos ter uma recuperação acelerada porque nunca deixamos de trabalhar e de pensar em nossas estratégias para esse momento. E uma das principais forças para que todos saiam dessa crise virá por meio de grandes marcas, já que elas detêm enorme capacidade de mobilização, resiliência financeira, produtos e serviços essenciais para a sociedade. Elas podem acelerar a retomada da economia e precisarão, mais do que nunca, se comunicar de maneira clara, criativa e direta para transformar o momento em oportunidades”, argumenta.
Durante o período mais crítico, Alvarenga fala que fizeram investimentos para fortalecer a vertical de negócios Elevadores, principalmente em edifícios residenciais. “Estamos certos de que a retomada será forte para o setor de OOH como um todo. Algumas marcas estão tomando a dianteira nesse processo de recuperação e mesmo com um cenário que reflete retração dos investimentos em mídia, a comunicação já se mostra fundamental para se atingir os objetivos de vendas”. Ele conta que parcela da população que já está de volta às ruas, devido principalmente ao trabalho ou algumas necessidades básicas, tem crescido nos últimos dias, com a flexibilização das regras relacionadas ao isolamento social. “Há diversos projetos em curso e já estamos comercializando pacotes para Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Estamos muito ativos, provocando conversas e criando novos projetos”. O planejamento e o trabalho interno da equipe foram intensos na Eletromidia Elemidia, segundo o executivo. “Focamos no desenvolvimento de planejamentos estratégicos que têm sido fundamentais para a evolução de nossos negócios nesse início de retomada. Também tratamos este momento de introspecção como uma oportunidade para nos concentrarmos em nosso movimento de fusão” (a Eletromidia Elemidia é uma empresa formada em janeiro deste ano, com a união da Elemidia e Eletromidia). Na nova estrutura, Alvarenga (ex-Elemidia) assumiu como CEO e Alexandre Guerrero (ex-Eletromidia) é CSO.