A quinta-feira (10) foi agitada no mundo do futebol pelas movimentações em torno da Copa América. Além de ser julgada no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela manutenção do torneio, a competição foi o centro de decisões de alguns patrocinadores.
Pela manhã, a Diageo desistiu de expor a marca na competição, decisão já tomada anteriormente por Mastercard e Ambev. Já à noite, após o sinal verde do STF, a TCL confirmou que seguiria com as ações, mas usando seu espaço para mensagens de conscientização.
Enquanto os patrocinadores da disputa decidiam sobre a efetivação dos acordos, outra movimentação vai no caminho inverso: a Havan comprou uma cota de transmissão do SBT, emissora que detém os direitos na TV aberta. Kwai e Betfair.net também apoiam a transmissão. Na TV paga a exibição será feita pelos canais Disney (ESPN e Fox Sports).
Em paralelo a tudo isso, o SBT divulgou uma carta aberta sobre a exibição do torneio. No texto, a emissora reafirma que por entender a importância do futebol como “instrumento de formação e de inclusão social”, de “paixão, aspiração e sentimento de pertencimento da população”, decidiu voltar a disputar os torneios, conquistando diversas competições.
“Assim, no final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que legitimamente conquistou, e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse. Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação”, informa o comunicado.
A emissora também destaca os papeis de cada envolvido, reforçando que as medidas sanitárias cabem às autoridades, enquanto o canal deve se concentrar na informação e no entretenimento. “O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores”, completa.
Leia a íntegra:
O Esporte sempre foi um dos instrumentos de formação e de inclusão social, propiciando à população em geral o acesso a uma vida mais saudável e a oportunidade concreta de ascensão social para milhares de jovens.
Nesse sentido, o futebol seguramente é o mais visível e acessível em nosso país; gera paixão, aspiração e sentimento de pertencimento na população, ao ver seu time campeão ou quando vê a Seleção Nacional jogando e conquistando títulos. Muitos dos ídolos brasileiros vieram do futebol que faz parte de nosso patrimônio cultural.
Justamente por entender essa importância, o SBT decidiu voltar a disputar os direitos de futebol e, com profissionalismo e respeito aos demais concorrentes, tem sido vencedor em torneios relevantes como a Copa Libertadores, Champions League, Europa League, Copa do Nordeste e a Copa América.
O SBT faz isso porque acredita que o futebol, sendo o esporte mais popular de todos e de grande atração de audiência, é uma combinação perfeita com uma emissora popular como a nossa, tão querida pelo público.
O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras.
O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado. Isso é relevante! Ganham o público e o esporte!
Assim, no final de 2020, o SBT deu início às negociações pelos direitos de transmissão da Copa América que legitimamente conquistou, e assumiu a obrigação de transmissão onde quer que ocorresse.
Coerentemente, o SBT realizará a transmissão da Copa América em cumprimento aos contratos de direitos e de patrocínios, tal qual vem ocorrendo com todos os demais detentores de direitos de futebol e olimpíadas neste exato momento, e em acordo com as diretrizes de cada Estado da Federação.
Cabem às Autoridades, Confederações, Federações e Clubes resguardarem todas as questões relacionadas aos protocolos sanitários necessários em função da pandemia, para que todos os campeonatos de futebol e eventos esportivos em andamento continuem sendo um ambiente seguro a todas as pessoas envolvidas.
Ao SBT, cabe informar com isenção, como tem feito desde o início da pandemia, para a devida conscientização sobre a importância do uso de máscaras, do distanciamento social, da não aglomeração de pessoas e desejar que consigamos avançar rapidamente com a vacinação de toda população para assim superarmos essa enorme crise que tantas vidas já levou em nosso país e no mundo e pelas quais lamentamos e nos solidarizamos.
O SBT acredita na capacidade da Conmebol para a organização segura do torneio e espera que tudo corra bem com os atletas, delegações e profissionais envolvidos em sua execução e cobertura, e que a transmissão possa levar um conteúdo de qualidade ao nosso público e aos nossos patrocinadores.
Esta é a posição do SBT.
Copa América 2021
O torneio começa no próximo domingo (13) e termina em 10 de julho. As partidas serão nas cidades de Brasília (Estádio Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Goiânia (Estádio Olímpico) e Rio de Janeiro (Estádios Nilton Santos e Maracanã).
Esta será a 47ª edição do torneio e o Brasil já sediou a competição cinco vezes. Neste ano, participam 10 seleções, divididas em dois grupos: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai (Grupo A), Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela (Grupo B)
A Copa América mudou de sede faltando menos de um mês para o seu início. A competição foi recusada pelos países Argentina e Colômbia por motivos como o agravamento da pandemia e questões políticas, respectivamente.
Desde que foi confirmada pelo governo brasileiro, a disputa está envolvida em polêmicas políticas e sanitárias no contexto da pandemia que já matou 480 mil pessoas no Brasil.
PROPMARK segue em contato com outros patrocinadores para saber se seguem com o planejamento.