Ter um canal no YouTube com a produção de vídeos caseiros se tornou uma atividade comum entre muitos internautas brasileiros. Dos mais jovens aos mais experientes, essa forma de se expressar tem conquistado muitos adeptos e ainda dado a oportunidade para que talentos sejam revelados sem grandes contatos ou investimentos.
De olho nesse mercado e no potencial dessa plataforma de vídeos, a Roland Brasil está promovendo sua primeira ação de 2018 em parceria com o YouTube Space e a banda Jota Quest. A fabricante e distribuidora de instrumentos musicais procurou uma forma de mostrar aos consumidores diferentes experiências, unindo uma banda com mais de duas décadas de trabalho com influenciadores como Mussoumano, Mari Nolasco, Gabriel Elias e Jão. Os escolhidos também são músicos e ficaram famosos em seus canais cantando músicas próprias ou fazendo covers.
Essa mistura da banda liderada por Rogério Flausino com os influenciadores digitais deu origem ao projeto Jota Quest Collab by Roland. Nele, algumas músicas da banda ganharam releituras feitas por cada Youtuber, que já foram gravadas com o próprio Jota Quest. O resultado poderá ser conferido no próximo dia 6 de fevereiro, no YouTube Space, no Rio de Janeiro.
Fazer a captação de áudio em vídeos gravados com smartphones foi o tema que aproximou as conversas em a Roland e o YouTube, explica Sergio Motta, diretor de marketing da Roland Brasil. “Tivemos essa ideia de parceria justamente para mostrar como ter um equipamento de qualidade pode ser acessível e fazer total diferença na produção dos vídeos. Temos ferramentas que as pessoas não conhecem e se unidas aos equipamentos que já estão nas mãos, como os smartphones, geram um resultado surpreendente”, comenta Motta.
A Rolland escolheu o Jota Quest não apenas pelos muitos anos de história, mas porque os músicos já usam os equipamentos da marca para o trabalho profissional. Essa conexão fez todo sentido, de acordo com Motta, justamente por se tratar de uma mistura que colocaria jovens músicos, que ainda estão iniciando suas carreiras, com nomes experientes.
“A nossa missão e inspirar o prazer da criatividade. Queremos que as pessoas vivam a intensidade de tocar um instrumento e queremos que os músicos percebam a infinidade de possibilidades que existem no mercado. Percebemos que muita gente que surge na internet tem uma formação autodidata, e são esses mundos, do profissional e do amador, que queremos unir”, esclarece Motta.
A escolha dos YouTubers foi feita pela própria plataforma, que levou em consideração a quantidade de seguidores que cada um tem. Juntos, somam mais de 10 milhões de inscritos em seus canais proprietários.
“O YouTube Space é o local perfeito para que esse show acontecer, porque lá encontramos toda a estrutura para a transmissão ao vivo. Consideramos que aquele seja um polo de criação e desenvolvimento”, opina. “Vamos começar a divulgar nesta semana não só nas redes sociais da Roland como nos canais de cada YouTube e do Jota Quest. A ideia foi bem recebida no Japão e nos Estados Unidos, e podemos nos tornar um case mundial com essa ação”.