A Garena estreou no domingo (17) a sua primeira grande campanha de marca no Brasil para o Free Fire, battle royale de celular com mais de 150 milhões de jogadores ativos diariamente no mundo.

Com o tema “O Jogo Virou”, o projeto tem peças para TV, online, OOH e social, além de ativações nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fernando Mazza, Head de Operações da Garena Brasil, comenta a estratégia. “Hoje, o Free Fire faz parte da vida de muitos jogadores pelo mundo. Com histórias de atletas profissionais no cenário competitivo ou até mesmo em campeonatos idealizados para nossa comunidade, Free Fire deixou de ser um joguinho e virou um estilo de vida”, diz.

Como peça principal, o filme mostra como Free Fire reverbera pelo Brasil, fazendo referências ao jogo em cada cena. A estratégia tem mais de 20 easter eggs disponíveis nos figurinos inspirados em skins do jogo, na presença de influencers e pro-players, códigos escondidos, personagens.

O material foi criado pela AKQA, tem produção da Stink Films e direção dos Youth. O áudio foi feito pela Evil Twin, com trilha do Tropkillaz e participação de artistas e elementos da música brasileira. A agência WMS assina a operação de mídia digital, TV e OOH.

Em novembro, a campanha ganha um segundo momento com uma experiência para surpreender fãs do jogo no Brasil.

A campanha teve como inspiração a democratização do acesso às pessoas que querem jogar Free Fire, game hoje compatível com uma ampla quantidade de aparelhos de celular. Além dos jogadores, que enxergam a atividade como um novo estilo de vida e futuro profissional, o público também é composto por espectadores, que acompanham as partidas e se engajam em torneios e campeonatos.

Mazza explica que é muito importante conectar a cultura pop com projetos de impacto, entretenimento digital e oferecer boas experiências para o público. “Com isso, podemos manter a nossa marca genuína, inovadora e inclusiva para a comunidade de Free Fire no Brasil e no mundo”, comenta.

Nos esports, o Free Fire possui sua competição oficial, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF). Segundo a Pesquisa Game Brasil 2021 (PGB 2021), o torneio é líder na categoria entre os torneios mais acompanhados, presencial ou digitalmente, para 35% dos entrevistados. A final da LBFF 4, realizada em março, registrou 1,14 milhão de espectadores simultâneos, somando números do YouTube, Loading e BOOYAH!, plataforma de streaming da Garena.

Além da LBFF, o Free Fire também organiza eventos para a comunidade, como o Taça das Favelas Free Fire 2020, e o Camplota, torneio feminino promovido pela BOOYAH!. Em 2020, o battle royale da Garena foi o 3º jogo mais visto no YouTube, ultrapassando 100 bilhões de visualizações totais.

Luiza Baffa, Managing Director da AKQA SP, diz que o Free Fire conquistou relevância cultural em um público diverso e hoje lidera um novo movimento que ultrapassou o segmento de games. “O Free Fire é um espelho da Geração Z que está criando um novo mundo, uma nova realidade. Estamos nos unindo para criar os mais diferentes formatos de conteúdos compartilháveis e experiências imersivas para essa comunidade, tendo como output criativo o pulso da cultura pop, que é o nosso DNA”, diz.

No primeiro semestre de 2021, o Free Fire teve o maior número de interações nas redes sociais do país, respondendo sozinho por 65% do total de ações em publicações das dez marcas de games mais relevantes no Facebook, no Instagram e no Twitter. O alcance despertou parcerias com marcas não endêmicas, como Santander, Burger King e com a Seleção Brasileira de Futebol.

FICHA TÉCNICA – BATTLE IN STYLE – GARENA FREE FIRE
Agency | AKQA
Cliente: Garena
Global Chief Creative Officer: Diego Machado e Hugo Veiga
Managing Director: Luiza Baffa
Executive Creative Director: Renato Zandoná
Associate Creative Directors: Maurício Dias e Eduardo Nosé
Copywriter: Carolina Pinheiro, Bruno Bizuti, Airton Dias
Art Directors: Felipe Petroni, Lucas Andrade, Leticia Tercini
Account Director: Mariana Franco
Account Manager: Luiza Gemelli
Account Assistant: Marillia Alves
Producer: Yago Sant’Anna
Strategy Director: Luiz Arruda
Strategy: Erica Rigobello e Julia Curan
PR: Débora Bacaltchuk
Mídia | WMS Grey
CMO: Carol Buzetto
Diretor de Mídia: Marcelo Carvalhaes
Gerente de Mídia: Camila Salem
Supervisor de Mídia: Wiraquitan Acton
Analista de Mídia Sênior: Gustavo Pereira
Analista de Mídia Pleno: Talitha Soares
Produtora de Áudio | Evil Twin Music
Produtor: Jimmy Gressler, Andre Faria e Murilo Faria
Guitarras: Felipe Cordeiro (participação especial)
Finalização e sfx: Jimmy Gressler, Rafael Vieira, Gustavo Boselli, Andre d’Avila
Atendimento / Produção Executiva: Thais Becker, Rafaela Oliveira, Juliana Tangary.
Licenciamento de Trilha
Obra: Drisbroqueia A Tela
Autores: Jose Henrique Castanho De Godoy Pinheiro; Andre Murilo Da Silva; Selmo Geraldino Tiburcio Filho; Dener William Silva de Oliveira
Editora: BMG Rights Management Brasil
Produtora de Filme | Stink Films
Produtora: Stink Films
Diretor: YOUTH
Direção de Fotografia: Maurício Padilha
Diretor de Arte: Pedro Catellani (Bolo)
Direção de 2ª unidade: Vira-Lata
Direção de Fotografia 2ª unidade: Yuri Maranhão
1ª Assistente de Direção: Kim Ising
2ª Assistente de Direção: Manu Fenerich, Letícia Azevedo (2º Unidade)
Figurino: Isadora Bertolucci
Make/hair: Aline Matias
Prod. Elenco: Amanda Michelini, Cintia Cappellano
Fotógrafo Still: Gabriel Bianchini
Fotógrafo Making Of e Fotos 3D: Kairo Lenz
Gerente de Projetos (Porto Alegre): Daniel Lombardi
Direção de Produção: Magali Heinze
Diretora Executiva: Ingrid Raszl
Produtor Executivo: Renata Dumont, Carolina Junqueira, Tico Cruz, Camila Martinez, Ana Gazal, Marcela Amstalden
Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rafael Rocha, Mariana Kerche, Amanda Grell
Coordenação de Pós-Produção: Roberta Bruzadin, Marcela Antunes
Montador: João Machado, Maria Luisa Machado
Finalizadora: Camila Doimo
Pós-Produção: Diego Morone
Color Grading: Bleach
Captação In-Game: Léo Sang
Studio | Black Madre
Diretor: André Maciel
Atendimento: Tina Castro e Tayna Boaventura
Coordenação: Leticia Alves e Laryssa Andrade
Tecnologia | Vetor Lab
Produção Executiva: Alberto Lopes, Sérgio Salles
Diretor de Tecnologia: Giovani Ferreira
Atendimento: Raphael Stanzani, Marcia Sumie
Diretora de Projetos: Marcia Sumie
Gerente de Projetos: Daniela Murai
Desenvolvedores: Caio Basset, Luiz Felds Liscia, Daniele Castilho e Manoel Motoso
3D Artist: Daniel Ueno
Animação: Diogo Mangiacavalli
DA: Artnoc
UX: Giovani Ferreira
Produção Gráfica | Arizona
Head de Atendimento: Flavio Schaefer
Gerente de Projetos: William Peixoto
Arte Final: Emerson Rosa
Revisão de Conteúdo: Lucrécia Freitas
Produtor Gráfico: Flavio Schaefer
Gráfica: P+E Digital
Produção Digital | A Madre
Head de Motion: Felipe Galvão
Head de Criação: Lucas Fuzaro
Head de Projetos: Carol Affonseca
Gerente de Projetos: Gabriel De Stéfani
Diretor de Arte: Ozias Lopes
Motion Designer 01: Fabrício Perrella
Motion Designer 02: Lucas Gianeri
Pós-Produção | Fujocka Creative Images