Um post em inglês compartilhado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no Instagram deu o que falar nos últimos dias.
Na terça-feira (4), a conta oficial compartilhou um relato de uma turista brasileira que afirmou ter sido assaltada no Rio de Janeiro e disse não recomendar a visita à cidade.
Um dia depois o conteúdo foi removido. Após trabalhar com a hipótese de um hacker ter feito a postagem, a empresa divulgou nota informando que que a mensagem foi postada por “um engano” de um colaborador.
Na mensagem, a turista Laiza afirmou que a cidade é bonita, mas que durante os três dias que passou com familiares, eles foram assaltados e a irmã, de apenas nove anos de idade, testemunhou um roubo.
Ela também comenta que sentiu medo até de deixar o local onde estava hospedada, e que espera que, no futuro, a situação melhore e que os turistas possam aproveitar a cidade.
A jovem é brasileira, mas mora na Alemanha há mais de seis anos. A cada dois anos ela visita familiares no Brasil e a cada dois. Em outro post ela diz esperar que a pessoa que repostou achando que era positivo não tenha problemas. “Todos nós cometemos erros”, escreveu.
De acordo com a nota da Embratur, o profissional foi suspenso e medidas serão adotadas para evitar que aconteça novamente. “A Embratur reitera a importância da cidade do Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do Brasil e maior responsável pela entrada de visitantes no nosso país. Reforçamos o nosso compromisso de tratar com respeito e seriedade todas as cidades brasileiras”, acrescentou.