Em meio aos constantes desacordos e confrontos ideológicos no país, por que não um momento de silêncio? Essa foi a linha criativa que inspirou o rapper Emicida a cocriar em parceria com a Deezer e agência AKQA a track Silêncio, faixa introdutória de seu novo álbum AmarElo.

Para conduzir os fãs a uma atmosfera mais reflexiva, o artista ressignificou o silêncio, levando os sons do centro da terra capturados na instalação Sonic Pavillion, em Inhotim (MG) para a TV aberta. Esse minuto de silêncio poético foi inserido no filme veiculado nesta quarta-feira (30), no intervalo do Jornal Nacional da TV Globo.

Para quem já está acostumado com um Emicida mais combativo e contestador, o rapper apresenta em AmarElo um lado mais reflexivo, discutindo o resgate da humanidade e a conexão de valores como empatia e união. Essa será a mensagem essencial do disco, que chega nas principais plataformas de música a partir desta quarta-feira (30).

Segundo Renato Zandoná, diretor de criação da AKQA, a campanha de lançamento personifica a diversidade de assuntos que geram discussões e a polarização na sociedade, tais como religião, orientação de gênero e economia, e convida a audiência a um exercício de empatia e reconexão.

“O conceito de quebrar a lógica musical trazendo o silêncio foi importante para criar impacto. Também é uma forma de a mensagem ser melhor percebida. A reação inicial das pessoas pode ser de estranhamento porque o filme não é sonoro, mas, ao mesmo tempo, chama a atenção para algo maior que é a conexão, a reflexão de ouvir e dar espaço para o outro lado”.

Produzido pela Saigon, com direção do Vellas, o filme traz personagens reais em situações cotidianas, como em um culto evangélico, em um terreiro do candomblé ou em meio a floresta em uma aldeia indígena.

Segundo Juliana Gueli, diretora de marketing da Deezer Brasil, em todo momento houve o cuidado de imprimir a verdade, com o menor grau de interferência possível, sobretudo, nas cerimônias religiosas. “O Vellas assistiu as cerimônias, entendeu as movimentações e voltou no dia de gravação para filmar no meio das pessoas. Não houve pausas ou orientações. Na versão estendida disponível no canal no Youtube do Emicida é possível sentir ainda mais esse momento de verdade que queremos transmitir”.

A escolha pelo lançamento no jornalístico da Globo também se insere de forma cirúrgica na estratégia de ampliar essa reflexão. “O break no JN tem uma mensagem simbólica de convocar o silêncio coletivo em rede nacional”, explica. A executiva destaca ainda que o serviço de música por streaming passa por um movimento de construir awareness e a forma mais proprietária de gerar relevância é funcionar mais como produtora de conteúdo do que uma simples plataforma de mídia.

A campanha de Silêncio será sustentada em TV aberta com a veiculação do filme no Fantástico, no próximo domingo (3), além de desdobramentos no digital e em mídia exterior.