Comemorado em 25 de setembro, o Dia Nacional do Rádio surgiu como uma homenagem ao nascimento de Roquette-Pinto. Ele criou a primeira emissora de rádio do Brasil com o objetivo de difundir a educação por meio das ondas do dial. Mas em Santa Catarina, a comemoração ganhou uma semana.

Ação da Guarujá FM em uma escola (Fotos: Divulgação)

Por conta de uma lei, aprovada em 2021 pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Moisés no início deste ano, a Semana Estadual do Rádio entrou para o calendário oficial de eventos. E, por isso, a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão preparou uma série de ações que conta com a participação das 258 emissoras associadas de rádio.

Projeto envolveu estudantes de 10 a 15 anos

“A ideia foi destacar o papel relevante que o setor presta aos ouvintes, anunciantes e ao mercado em geral. Oportunidade para mostrar o potencial do meio que sempre soube se renovar”, afirmou o presidente da Acaert, Silvano Silva.

Alunos se inteirando com o universo do rádio

Com(o) o tema ‘Onde você estiver, o Rádio está lá’, a campanha conseguiu mobilizar as emissoras que durante toda a semana veicularam spots e jingles na linguagem de cada perfil de programação, além de conteúdos relacionados ao tema. “Escolas, rádios, tvs, agências de propaganda e ouvintes.

Todos foram lembrados na Semana do Rádio”, explicou a vice-presidente de Relações Governo e Mercado da Acaert, Carolina Guidi, coordenadora da mobilização.

RÁDIO NA ESCOLA
Entre as ações, destaque para o ‘Rádio na Escola’, que envolveu estudantes de 10 a 15 anos. Foram palestras, oficinas e debates em escolas de todas as regiões do estado.

Além disso, as crianças e adolescentes foram convidados a produzirem conteúdo em áudio na ação ‘Você pode! Cast’. Uma cabine estilizada lembrou um estúdio de emissora. A ideia é que eles criem um programa e gravem depois um podcast na cabine.

“Somos gratos aos diretores e professores que, mesmo com as restrições da pandemia, souberam com criatividade e responsabilidade proporcionar o contato seguro dos estudantes com o mundo do rádio”, explicou Silvano Silva.

Em muitos municípios, os alunos é que foram visitar os estúdios das emissoras, participando dos programas de entrevistas das rádios. “Durante o período, radiodifusores, radialistas e jornalistas mobilizaram seus ouvintes, parceiros comerciais e lideranças locais”, comemorou.

A data foi tema de inúmeros conteúdos veiculados na programação das rádios, assim como nas redes sociais. Segundo o dirigente, uma participação coletiva só comparada a da campanha ‘Pense Grande: Pense Rádio, Pense TV’, movimento de valorização da radiodifusão criado no estado pela Acaert.