O presidente do Grupo Globo Roberto Irineu Marinho venceu a categoria “Personalidade Mundial da Televisão” do Emmy 2014. Em cerimônia na noite desta segunda-feira (24), o executivo recebeu o troféu das mãos de Rupert Murdoch, presidente e CEO da 21st Century Fox e da News Corporation, acompanhado de Milton Gonçalves, ator da emissora desde sua inauguração, em 1965, e Glória Pires.
“É uma grande honra para nós receber este Emmy. Meu pai, que foi homenageado com o mesmo prêmio em 1983, foi um homem destemido, determinado e visionário. Aos 60 anos, decidiu colocar em prática seu sonho de construir uma empresa de televisão com elevados padrões de qualidade e conteúdo, que valorizam e respeitam a diversidade cultural do Brasil e do seu povo. E, juntamente com um time extraordinário de talentosos sonhadores, estabeleceu uma base importante para que, a partir dela, nós pudéssemos construir a empresa de sucesso que a Globo se tornou. Meus irmãos João Roberto e José Roberto, aqui presentes, e eu, nos sentimos muito gratos por termos conseguido levar adiante o sonho do meu pai e de contarmos com uma equipe tão talentosa e dinâmica que ajuda a Globo a encontrar sucesso nos novos cenários que enfrentamos”, comentou Roberto Irineu.
“Recebo este prêmio em nome de todos os meus companheiros que durante os últimos 50 anos ajudaram a Globo a se tornar uma referência de qualidade e uma paixão para o povo brasileiro. E também em nome de todos aqueles que abraçarão este legado e o levarão adiante para as próximas décadas”, disse o executivo.
Joia Rara
“Joia Rara” também foi premiada e venceu a categoria “Novela”. A estatueta foi entregue pela atriz inglesa Erin Richards às autoras Thelma Guedes e Duca Rachid e à diretora Amora Mautner, que subiram ao palco com os diretores Joana Jabace e Fábio Strazzer, e a atriz Paula Burlamaqui. A obra brasileira superou as produções “30 Lives: Maxim Bouchard”, do Canadá; “Belmonte”, de Portugal; e “My Husband’s Lover” das Filipinas.
Além do prêmio na categoria ‘Novela’, a Globo recebeu mais duas indicações ao Emmy Internacional este ano: o seriado ‘A Mulher do Prefeito’, protagonizado por Tony Ramos e Denise Fraga, disputou a estatueta de ‘Comédia’; e ‘Alexandre e outros heróis’, especial de fim de ano do diretor Luiz Fernando Carvalho, concorreu ao prêmio na categoria ‘Telefilme/Minissérie’. No Emmy Internacional de Jornalismo deste ano, o ‘Jornal Nacional’ e o ‘Fantástico’ concorreram juntos na categoria ‘Notícia’ pela cobertura do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em janeiro de 2013.