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Os emojis foram utilizados  para fazer a interpretação de respostas à reação emocional de pessoas a cenas de 55 comerciais (entre eles, dois da Coca-Cola), que foram alvo de estudo da AlmapBBDO. A agência, uma das mais premiadas no mundo, apresentou na tarde desta quarta-feira (24), em evento para o mercado publicitário na capital paulista, o preview da inédita pesquisa “Emoções, emojis & propaganda”.

Os emojis foram a melhor forma que a agência encontrou para traduzir as respostas dos 620 entrevistados, que responderam usando as carinhas para representar que emoção determinada cena da propaganda lembrava, contou Cintia Gonçalves, sócia da Almap ao lado de Luiz Sanches (diretor-geral de criação) e Rodrigo Andradade (diretor financeiro e de negócios).  “As pessoas usam hoje emojis para tudo. Sem quase pensar, estamos enviando essas carinhas”, destacou a diretora-geral de planejamento da Almap. 

Alê Oliveira

Segundo a executiva, a agência não poderia ficar fora da onda . “Com todo o avanço da neurociência, não podíamos ficar fora desse tema”, disse Cintia. Não é à toa que a agência investiga o tema emoção na propaganda, que afinal hoje é alvo de estudo de todo publicitário.  As emoções na pesquisa “Emoções, emojis & propaganda” foram separadas em seis grupos: aquelas que causam excitação, afeto, estranhamento, aversão, dor e prazer.

O encontrou também contou com o debate entre os convidados, as globais Marisa Orth, a apresentadora Mônica Waldvogel, a diretora de TV Amora Mautner, além do psicanalista Jorge Forbes.  A Almap possui um total de 180 Leões e acaba de conquistar o GP de Agência de Comunicação do Ano no Prêmio Colunistas São Paulo. O encontro aconteceu no Grand Hyatt, em São Paulo. 

Alê Oliveira