Buzzmonitor e SA365 detectaram também as marcas que mais engajaram nesta data; 36 marcas dos 20 maiores anunciantes do país foram analisados
Estudo realizado pelo Buzzmonitor e SA365 analisou as postagens sobre o mês da Mulher das 36 marcas dos 20 maiores anunciantes do Brasil, de acordo com a Kantar-Ibope. Foram analisadas as publicações feitas no Instagram de marcas como O Boticário, Caixa, Hyundai Brasil e Budweiser.
O levantamento mostrou que 50% das marcas não fizeram alusão à data ou apresentaram mulheres nas imagens que postaram entre 1 e 8 de março. No entanto, outros 50% das marcas abordaram a temática em sua comunicação. No total, foram mapeadas 118 postagens no período.
Das marcas que fizeram posts que abordam o feminino, 77,8% falaram sobre Mês da Mulher – Antártica, Aussie Brasil, Banco do Brasil, Budweiser, Caixa, Casas Bahia, Cerveja Corona, Downy Brasil, Hyundai Brasil, O Boticário, Rexona Brasil, Seda, Supermercados Guanabara e Vivo. Houve também marcas que representaram a mulher em seus anúncios, mas sem referência à data (22,2%).
Dentro do universo de marcas que citaram a data, os conteúdos mencionaram o empoderamento (14,29%), presença de mais mulheres no mercado de trabalho (21,43%), empreendedorismo (42,86%) e superação de desafios (21,34%).
Na temática empreendedorismo e projetos, as Casas Bahia divulgaram sua fundação para apoiar empreendedoras. Já a Seda, ressaltou a sua mentoria para mulheres.
A Cerveja Corona, por sua vez, criou um fundo para criadoras, e a Budweiser celebrou a data com cenas do seu reality, que incentiva novas rappers na cena musical. Além delas, a Caixa e o Banco do Brasil destacaram seus serviços financeiros para fomentar negócios que foram criados por mulheres.
Na categoria higiene, a Downy Brasil, Aussie Brasil e Rexona abordaram o tema sobre a perspectiva de como as mulheres superam desafios. A Aussie e Rexona trouxeram figuras femininas relacionadas à prática dos esportes, enquanto a Downy representou as mulheres com a ajuda das influenciadoras Camilla de Lucas e Camila Queiroz.
Houve, ainda, marcas que aproveitaram a data para falar sobre a atuação da mulher no mercado de trabalho, principalmente em profissões consideradas fortemente masculinas. Para ilustrar o tema, a Hyundai Brasil mostrou suas colaboradoras no chão de fábrica. De modo semelhante, a Vivo trouxe mulheres que trabalham em seu time técnico.
Por último, 14,29% dos posts analisados pela pesquisa trouxeram o empoderamento como tema principal. O Boticário lançou o movimento #DiversaBeleza e, com ele, um banco de imagens com fotos de mulheres que representam a diversidade. Por outro lado, fazendo alusão a quebra de padrões com temática de humor, a Antarctica retratou as mulheres que são apaixonadas por cerveja.
Marcas mais engajadas
No ranking das cinco marcas que alcançaram maior engajamento no Dia da Mulher, destacam-se: Casas Bahia, Seda, Caixa, Banco do Brasil e Supermercados Guanabara. Delas, quatro abordaram a temática do empreendedorismo e incentivo ao projeto das mulheres.
MARCA |
TEMA DAS POSTAGENS |
MÉDIA ENG. (08/03) |
MÉDIA ENG. PÁGINA |
Casas Bahia |
Empreendedorismo e projetos |
12,21% |
0,50% |
Seda |
Empreendedorismo e projetos |
2,18% |
1,8% |
Caixa |
Empreendedorismo e projetos |
1,49% |
0,40% |
Banco do Brasil |
Empreendedorismo e projetos |
1,32% |
0,78% |
Sup. Guanabara |
Presença no mercado (colaboradoras) |
1,27% |
1,15% |
O Boticário |
Empoderamento |
1,12% |
0,36% |
Downy Brasil |
Superar desafios |
0,97% |
2,18% |
Rexona Brasil |
Superar desafios |
0,80% |
0,18% |
Hyundai Brasil |
Presença no mercado de trabalho
(colaboradoras) |
0,62% |
0,89% |
Antarctica |
Empoderamento |
0,59% |
0,08% |
Aussie Brasil |
Superar desafios |
0,56% |
0,11% |
Vivo |
Presença no mercado (colaboradoras) |
0,46% |
0,47% |
Budweiser |
Empreendedorismo e projetos |
0,05% |
0,11% |
Corona |
Empreendedorismo e projetos |
0,05% |
0,04% |