Consultoria especializada em gestão estratégica de marcas, a Sart Dreamaker (dos sócios Gian Franco Rocchiccioli e Sylvio Oreggia) prepara o lançamento do ranking Índice de Conexão Humana das Marcas (ICHM), baseado em uma metodologia que mede o valor das marcas levando em conta apenas a relação emocional dos consumidores, sem considerar os resultados financeiros.
Rocchiccioli explica que a ideia surgiu a partir da inconsistência de dados de vários rankings, em que uma mesma marca tem valores diferentes. O executivo reconhece que a variação se dá por conta da aplicação de metodologias diferentes, mas defende que o seu estudo apura com mais profundidade a percepção do consumidor. “Falta um estudo no mercado para medir o valor da marca, que é intangível, aprofundando o aspecto emocional, humano do consumidor, para medir o real índice de conexão com a marca. É o que vamos fazer”, diz Rocchiccioli.
O novo ranking apresentará as 50 marcas com o maior índice de conexão com o consumidor brasileiro. Segundo o executivo, 100 marcas estão sendo avaliadas e a pesquisa ouviu 4,8 mil pessoas no País, tendo mais de 3 milhões de entrevistas respondidas. Para medir a conexão humana, a Sart analisa quatro itens: capacidade de a marca ser conhecida, relevância, significado e confiança que desperta na sociedade. A consultoria também prevê o lançamento de um livro sobre o assunto. A Sart tem 10 anos no mercado, atualmente presta consultoria para marcas como Bauducco, Unilever, Wal-Mart e outras.
por Kelly Dores