A repercussão que tem o endosso de uma celebridade sobre determinada marca ou produto entre seus seguidores nas redes sociais está ganhando cada vez mais valor nas estratégias de comunicação dos anunciantes. Hoje, existem empresas especializadas em comercializar celebridades na internet. Um dos exemplos é a iFruit, que possui uma rede com mais de 150 nomes, entre atores, apresentadores de TV, jornalistas, atletas e cantores, como Ana Maria Braga, Ronaldinho Gaúcho, Deborah Secco e Fiuk, que podem participar de campanhas publicitárias, por meio de depoimentos em hashtags, posts etc. nas redes sociais.
Com insights do tipo “uma grande marca deve contar com celebridades do Brasil na internet para ampliar sua mensagem e atingir milhões de usuários” ou “o nosso foco está em fazer com que grandes anunciantes sejam citados, de maneira sutil, nas redes sociais das celebridades brasileiras”, a iFruit vende o seu negócio como uma solução de mídia. “Existe uma demanda crescente na internet do que a TV chama de merchandising. A celebridade ou o influenciador, por meio do seu Facebook, Twitter ou Instagram, têm audiências e às vezes eles atingem mais pessoas e com mais relevância do que os veículos consagrados de mídias tradicionais. E não vendemos só a imagem da pessoa, mas sim sua audiência, e colocamos isso dentro de um conjunto de valores de um planejamento”, destaca Felipe Iacocca, sócio-fundador da iFruit.
Murilo Oliveira, também sócio-fundador, ressalta que a iFruit tem acordo de relacionamento com os principais escritórios artísticos de São Paulo e Rio de Janeiro. “Os empresários são nossos parceiros dentro desse meio digital”, diz ele. “Obviamente eles têm agentes, mas o empresário de uma atriz da Globo, por exemplo, está muito mais interessado em licenciar a imagem da atriz para uma grande marca do que entender ela como uma solução de mídia digital para as grandes marcas”, completa Iacocca.
Um dos cases da iFruit é a campanha de Dermacyd “Durmo sem calcinha”, em que a empresa trabalhou com a AG2 Publicis Modem e teve a adesão de mais de 50 celebridades que ativaram, no Twitter, a hashtag #DurmoSemCalcinha, atingindo mais de 80 milhões de pessoas. “Esse case foi eleito o segundo melhor de mídia digital no Brasil pelo Prêmio Pororoca. Fizemos todo o planejamento de ativação, tráfego, gestão e inteligência da ação”, conta Iacocca.
Outro case recente é o da Negresco, com o vídeo viral do Amaury Jr., criado também pela AG2 e que contou com a participação de celebridades na web. “Toda a ativação de celebridades para a campanha de Negresco, com o vídeo viral do Amaury Jr., foi feita por nós. Também de uma forma proativa elencamos alguns nomes que tinham relevância dentro do target da Negresco. Colocamos nomes como Rafinha Bastos, Danillo Gentili, Marcelo Tas e Tatá Werneck para falar: ‘Olha esse vídeo do Amaury Jr. Que loucura é essa? Qual vai ser o desenrola?’. Os dois vídeos da campanha tiveram mais de quatro milhões de views gerados por meio das ativações”, relata.
O executivo compara que uma coisa é comprar isoladamente um Twitter de um influenciador, que muitas vezes passa em branco, e outra coisa é pegar 20 ou mais influenciadores e criar um conteúdo tangível sobre uma marca. “Nosso principal ativo não é só ter as celebridades dentro do portfólio e agenciar com exclusividade para web, mas é também – e principalmente – facilitar o dia a dia das agências e grandes marcas oferecendo isso como uma solução de mídia, sempre com resultados muito acima de outras soluções convencionais”, reforça.
A iFruit revela que entregou mais de 200 projetos no ano passado. Segundo a empresa, a plataforma própria envolve os maiores nomes do Brasil e cerca de 78 milhões de usuários únicos. Vale lembrar que os projetos são fundamentados em branded content, em que as celebridades falam sobre conteúdos de marcas ou utilizam seus produtos nas redes sociais. Em geral, a iFruit é contratada diretamente pelas agências de publicidade para analisar uma campanha que está no offline e reestruturar um plano para que a ação seja inserida nas redes sociais de artistas.