As empresas brasileiras que participaram do evento South by Southwest (SXSW), realizado em março, em Austin (EUA), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), geraram US$ 18,9 milhões em negócios. A expectativa inicial era de US$ 7 milhões, um pouco maior que o valor de US$ 5 milhões gerado em 2014. A agência levou 57 empresas aos Estados Unidos.
No trade show, 28 empresas brasileiras puderam expor suas soluções em estandes nas categorias Plantinum Connection e Silver Connection. O encontro também gerou uma captação de US$ 7.97 milhões em investimentos para as empresas nacionais. No ambiente Startup Village, onze startups selecionadas pela Apex-Brasil participaram de reuniões para apresentar produtos e captarem recursos para estruturar seus negócios.
“O South by Southwest é um evento de grande importância para os setores ligados à economia criativa e os resultados mostram o sucesso da ação, organizada em parceria com diversas entidades setoriais”, destaca o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.
A participação do Brasil no SXSW é resultado de ampla parceria da Agência com diversas entidades setoriais: Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames); Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro); BM&A-Brasil, Música e Arte; Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP); Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV); Associação Brasileira de Startups (ABStartups); Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX); e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).